Alfa Romeo celebra 110 anos de história

São 110 anos que a marca celebou mesmo em tempos de pandemia com ações especiais para os fãs da marca. Não faltou a estreia do novo e limitado Giulia GTA.

A marca italiana do grupo FCA não deixou passar em branco o passado dia 24 de junho, data em que comemorou o seu 110º aniversário. Para além do novo logótipo que já aqui tínhamos partilhado, a Alfa Romeo protagonizou algumas outras ações como forma de celebração, entre elas a reabertura do seu museu histórico em Arese.

De portas abertas, os visitantes passaram a ter acesso a uma área, anteriormente vedada ao público. Nela estão expostas mais de 150 viaturas, entre troféus, ilustrações e motores que marcam a história destes 110 anos, e que poucos construtores se podem gabar de atingir. O Museu Alfa Romeo vai ainda apresentar a nova série “Tour de 110 Anos”, produzida especialmente para a ocasião.

Situado em Arese, nos arredores de Milão, o Museu Alfa Romeo é um autêntico centro da marca, acolhendo mais de 200 veículos históricos e tornando-se, assim, o espaço ideal para celebrar o 110.º aniversário.

Várias surpresas para os fãs

Como presente especial para todos os “Alfistasdo mundo, a Alfa Romeo abre ao público as áreas de armazenamento da coleção até agora privada, convidando visitantes a apreciarem mais 150 viaturas, divididas em 18 áreas temáticas que vão dos primeiros modelos da marca, como o 20/30 ES, aos veículos de Fórmula, como Fórmula 1 e Fórmula Indy. A coleção acolhe ainda motores notáveis, incluindo o 4C 1500 da década de 1930 e o 415T de Fórmula 1.

Mas não é tudo. Para delírio dos fãs, a nova edição limitada Giulia GTA, concebida para o 110.º aniversário da marca, é apresentada pela primeira vez ao público.

A(s) bomba(s) da Alfa Romeo preparada(s) para Genebra

A Alfa Romeo pegou no seu modelo mais extravagante, o Giulia Quadrifoglio, e aplicou-lhe a mítica sigla GTA. Resultado? Só visto!

Read more

“Um Tour de 110 Anos”

A marca oferece uma visita virtual ao museu através de uma série de vídeos produzidos para comemorar este evento. Intitulada “Um Tour de 110 Anos,” a série de vídeos inclui:

  1. Uma introdução com vista panorâmica do museu
  2. O conceito “Cronologia”, descrevendo a continuidade industrial da marca
  3. A área “Beleza”, combinando estilo, design e lifestyle
  4. A secção “Velocidade”, somatório de tecnologia, espírito competitivo e prazer de condução
  5. Uma exclusiva vista da área “Armazenamento”, apresentando uma coleção de veículos e artefactos até agora nunca expostos ao público
  6. Uma panorâmica do “Arquivo,” mostrando fotografias, vídeos, desenhos técnicos, esboços e registos de produção

Estes foram os festejos comemorativos dos 110 anos, realizados desde o Museu Alfa Romeo em Arese, no passado dia 24 de junho.

E porque a Alfa Romeo foi a marca que ganhou o primeiro Grande Prémio e a edição inaugural do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1950, com Nino Farina ao volante de um Alfa Romeo Gran Premio Tipo 158 “Alfetta”, houve ainda espaço para mais surpresas. Em 1951, Juan Manuel Fangio repetiu o feito, ao volante de um Alfetta 159. Segundo a marca, o objetivo de conquistar os principais troféus de competição prossegue, pelo que estiveram também presentes no evento os pilotos da Alfa Romeo Racing ORLEN F1 – o campeão do mundo Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi.

As comemorações dos 110 anos da Alfa Romeo decorrem em Arese até ao próximo domingo.

O nosso contributo

Da nossa parte, e como forma de recordar e celebrar os 110 anos da marca, partilhamos os dois mais recentes e emocionantes ensaios que fizemos aos modelos da marca italiana. O especial Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, e o imperfeito mas viciante Alfa Romeo 4C.

Alfa Romeo 4C Spider. Longe da perfeição!

Ainda que por definição “automóvel” seja um substantivo masculino, a experiência com este Alfa Romeo 4C Spyder leva-nos a associá-lo ao género feminino.

Read more