15 anos de Lexus eletrificados em Portugal

A Lexus está de parabéns. Faz 15 anos de veículos eletrificados em Portugal, numa história total de duas décadas no país, e três décadas como marca.

A Lexus assinala 15 anos de modelos eletrificados em Portugal. Em tempo de pandemia, a marca optou por contar a sua história e a importância dos híbridos através de um webinar para a comunicação social, onde foi revelado que o RX 450 h recebe, em 2020, uma renovada versão Luxury. A marca da Toyota Motor Corporation que nasceu para ser ‘premium’ conta com uma história de 30 anos, encontrando-se em Portugal há duas décadas.

O primeiro SUV híbrido de luxo entra em Portugal em 2005, com o primeiro Lexus Hybrid Drive, segunda geração do RX. Em 2009 e 2015 surgem a terceira e quarta gerações do SUV, e em 2018 a mesma cresce para a variante RX L. O RX, que deverá ser renovado este ano com mais tecnologia e robustez, é um marco para a Lexus no segmento dos SUV de luxo, já que é líder de vendas, com mais de três milhões de unidades a nível mundial, das quais 276.620 unidades na Europa, até 2019.

Pioneirismo nos sistemas híbridos

A marca premium cedo foi pioneira nos sistemas híbridos, designados ‘self-charging hybrids’, ou seja, auto recarregáveis, não necessitando de ligação à tomada para circulação em modo elétrico. Na evolução dos motores híbridos, a Lexus realça o aumento de potência em cerca de 200 por cento e de eficiência, na ordem dos 400 por cento, criando, simultaneamente, baterias mais leves e mais compactas.

A Lexus refere que tem havido um crescimento nas suas vendas nas versões full Hybrid, que em Portugal ocupam 99% das vendas, (e na Europa 67%) registando 58.149, unidades, face a 45.600 de 2018.

Menor consumo e maior reciclagem

Na sua quarta geração, a Lexus destaca também a relevância desta tecnologia na redução das emissões e dos consumos (-50% em ciclo urbano e semiurbano), sem obrigatoriedade de paragem para carregamentos de bateria, e ainda com reduzidos custos de utilização.

Ambientalmente, a Lexus atinge um patamar acima dos 95% de reciclagem das baterias de todos os seus modelos híbridos vendidos na Europa. A longevidade dos componentes é outra das vantagens apontadas. É notória, por exemplo, em calços e discos de travão, com uma duração média de 100 mil km. A manutenção é mais acessível (ausência de embraiagem, alternador, motor de arranque, turbo e correias de acessórios) e há menor desgaste da motorização, devido ao sistema Stop & Start.

Lexus última geração

A Lexus diciona ainda uma garantia de 10 anos (bateria do sistema híbrido) –HybridHealthCheck e uma extensão de garantia com validade de um ano ou 15.000 km (o que ocorrer primeiro) que poderá ser renovada até ao 10º ano de vida da viatura.

Lexus – 30 anos de inovações

A Lexus é conhecida pela sua liderança em inovação tecnológica, design refinado e qualidade artesanal dos seus acabamentos, para além de pioneira na tecnologia híbrida. Ao longo de 30 anos de história, a Lexus foi responsável por algumas inovações na indústria automóvel global. Entre estes feitos, foi criador do primeiro crossover de luxo, o Lexus RX 300, em 1998, criando um novo segmento de mercado hoje disputado pelos fabricantes de automóveis premium. Em 2005, criou o RX 400h, o primeiro veículo full-hybrid de luxo do mundo, combinando um motor V6 a gasolina de 3,3 litros com um potente motor elétrico, resultando em 273 cv. Dois anos mais tarde, avança para a primeira motorização V8 eletrificada, full-hybrid: o LS 600h.

Não é tudo. O Lexus LS 400 de 1989 foi o primeiro carro a apresentar o volante ajustável com airbag SRS integrado. O LS 400 europeu de 1998 foi o primeiro automóvel do mundo a contar de série com um sistema de navegação por satélite. Em 2006, o Lexus LS 460 marcou a estreia da primeira transmissão automática de oito velocidades do mundo. São mais de 30 inovações, do controlo remoto por joystick, ao para-brisas de baixo reflexo, as jantes aero ventiladas, a assistência ativa da direção, e o motor com maior eficiência térmica do mundo, entre muitas outras. Uma história que passa também pela Lexus Kokura, no Japão, a primeira fábrica do mundo dedicada à produção de motorizações híbridas.