Prepare o veículo e os pneus para o regresso à estrada

Com a paragem dos veículos, durante várias semanas, devido à pandemia, a Bridgestone avança com oito pontos de verificação antes do regresso à estrada.

Depois do período de confinamento devido à pandemia, no qual grande parte dos veículos ficaram também parados ou com mobilização reduzida, a Bridgestone apresenta um conjunto de oito pontos chave para uma verificação preliminar do veículo e dos pneus antes do regresso à “nova normalidade”.

Como marca de pneus, a primeira atenção da Bridgestone vai para o único ponto de contacto com a estrada. Os pneus devem ser verificados regularmente – a cada 28 dias ou durante os intervalos de inspeção de segurança.

Em primeiro lugar, há que observar algum desgaste ou deterioração na borracha, e se existe água ou algum líquido contaminante. Produtos químicos e solventes industriais, incluindo óleos, gasolina e gasóleo, devem ser removidos com bastante água e detergente neutro.

Depois de um período de paragem, a pressão de ar pode ter baixado, pelo que deve ser verificada e corrigida. A verificação deve ser feita a frio e, se estiver abaixo de 20%, o pneu deve ser inspecionado visualmente quanto a possíveis danos.

Off Road Bridgestone First Stop Marrocos 2019 2279

O passo seguinte é limpar a fundo cada pneu, sobretudo se o veículo esteve parado no exterior. Poeira e sujidade devem ser removidos com detergente, água e uma escova de pneus. Sim, pode parecer fazer pouco sentido limpar os pneus, mas é um facto que pode prevenir dissabores futuros.

Falso redondo

O quarto ponto vai para o “falso redondo flat spot”. Os pneus têm “memória” e, se mantidos na mesma posição durante um longo tempo, sendo constituídos por borracha e materiais de reforço, existe a possibilidade de adotarem deformações localizadas na zona do piso, que podem levar a fenómenos de vibração. Assim, se o seu veículo continuar estacionado, o indicado é movê-lo ligeiramente alguns centímetros. Com isto, evitam-se possíveis deformações no rolamento dos pneus pela queda prolongada do peso no mesmo local.

Nesta fase do ano, é também altura de ponderar a colocação de pneus de verão, se normalmente usa pneus diferentes para as estações quente e fria. Quando a temperatura externa permanecer constantemente acima de sete graus por mais de uma semana, é a altura indicada para mudar para os de verão. Em caso de apenas uns pneus por ano, a sugestão da Bridgestone vai para os pneus All Season, neste caso denominados de Weather Control.

Bridgestone Weather Control A005

Verificação geral ao veículo

Além dos pneus, é recomendável verificar outras peças que possam ter sido afetadas após tantos dias sem funcionamento. Neste campo, é importante verificar se os travões não corroeram e não estão a travar, que a bateria não está descarregada (uma das causas mais comuns de avarias) e que as luzes continuam a acender e a apagar de forma correta.

O sétimo ponto das recomendações vai para a verificação dos reservatórios de líquidos, como óleo, óleo dos travões e líquido de lavagem do pára-brisas.

Por fim, é necessário observar se, por baixo do capot, o veículo não foi usado para abrigo, por animais, ou como local de nidificação de insetos, ou até alguns pássaros de pequeno porte.

Oficinas First Stop com serviço de recolha de viaturas

A rede de oficinas First Stop acaba de lançar soluções e informação para facilitar a vida aos clientes, na sequência das restrições da pandemia.

Ler mais