Hyundai i20 N confirmado(!) e já em testes

O Hyundai i20 N foi oficialmente confirmado pela marca coreana aquando da realização de testes de inverno. Ainda camuflado, tudo o que já sabemos está neste artigo, incluindo a “ajudinha” de Thierry Neuville.

A Hyundai confirmou oficialmente o lançamento do seu novo hot-hatch, o Hyundai i20 N. Este novo citadino desportivo, desenvolvido pela equipa da divisão N, liderada por Albert Biermann está quase pronto para entrar num segmento super competitivo. Foram vários os vídeos oficiais e não oficiais do mais pequeno desportivo da Hyundai já em fase de testes.

Testado no gelo

Os técnicos da marca coreana estiveram a fazer testes de inverno junto ao circo polar ártico, em Arjeplog, na Suécia. Este tipo de trabalho, no qual os carros são levados ao limite em condições meteorológicas extremas é fundamental, não só para apurar a resistência mecânica, mas também para calibrar correctamente todos os sistemas eletrónicos de segurança tais como o controlo de estabilidade e o autoblocante.

Para dar uma ajuda nesse trabalho contaram com a presença de Thierry Neuville, que guiará o novo Hyundai i20 WRC no próximo ano. Essa colaboração ficou registada nos videos que podes ver abaixo.

Hyundai i20N Testes 10

Baseado no i20 apresentado em março, o Hyundai i20 N deverá ter tração dianteira e um motor 1.5 ou 1.6 l Turbo a rondar os 200 cv de potência, tal como a concorrência. Pelas fotografias podemos antecipar um pacote estético diferente da restante gama, bem como uma altura ao solo mais reduzida. Será certamente um excelente adversário do Ford Fiesta ST que testámos em pista.

São expectáveis vários modos de condução para apurar as performances e o nível de agressividade, bem como alguns apontamento no interior, nomeadamente nos bancos.

i20 N não esteve sozinho

Adicionalmente estiveram presentes nesta sessão de testes a versão 2020 do i20 WRC e o RM 19, um protótipo de motor central, equipado com um V6 de três litros, que daria uma base interessante para um desportivo à medida das ambições do construtor coreano…

Novos modelos “na calha”

A divisão N tem um pipeline de produto forte para os próximos meses. Além deste i20 N, veremos o i30 N facelift e o Kauai N a chegarem ao mercado.

A Hyundai mantém em segredo a data de apresentação deste novo modelo mas não deveremos estar longe da verdade ao apontar o último trimestre de 2020 para ver o i20N “destapado”.