Alfa Romeo Giulia e Stelvio Quadrifoglio ainda mais especiais!

Giulia e Stelvio QF recebem as alterações que já faziam parte da restante gama. Tecnologia e materiais superiores nos modelos desportivos do construtor.

Depois de apresentada a limitadíssima versão GTA, a Alfa Romeo, a comemorar 110 anos, mostra agora os novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio. As novidades centram-se no interior e acompanham as recentes alterações nas respetivas gamas Giulia e Stelvio. Razões mais do que suficientes para podermos voltar a deitar às mãos a um destes Quadrifoglio. Ainda se recorda do nosso ensaio ao Giulia?

Alfa Romeo Giulia and Stelvio Quadrifoglio MY20 2

Muita tecnologia de apoio à condução

Acompanhando as modificações entretanto executadas na restante gama, os Alfa Romeo Giulia e Stelvio Quadrifoglio viram o seu pacote tecnológico ampliado com a inclusão do sistema ADAS. Este permite aos modelos da marca de Arese um novo conjunto de ajudas à condução que correspondem ao nível 2 de condução autónoma. Assim, temos a assistência à manutenção na faixa de rodagem, o controlador de ângulo morto, o Cruise control ativo com função stop-go, o reconhecimento de sinais de trânsito e a assistência em engarrafamentos.

Mais qualidade no interior e novo info-entretenimento

No interior das versões Quadrifoglio, a qualidade dos materiais sofreu uma melhoria, tal como o isolamento face aos ruídos de rolamento. O volante de três raios tem um desenho totalmente novo e a manete da caixa de velocidades passa a ser revestida a pele. O info-entretenimento é também ele totalmente novo, e possui um novo controlador rotativo na consola central, bem como duas novas teclas de atalho. Finalmente! Os espaços de arrumação foram ampliados e já é possível carregar o smartphone sem fios.

Foi também adicionado um novo menu que mostra tempos por volta e as temperaturas da mecânica. Felizmente as fabulosas patilhas de controlo da caixa automática mantém-se inalteradas.

Se no interior temos novas cores, e a possibilidade de revestir os bancos a pele, no exterior encontramos grupos óticos redesenhados e novas cores, nomeadamente, um novo Vermelho Villa d’Este, um Ocre GT Junior vindo diretamente dos anos 60 e o Verde Montreal que vemos nas fotos que acompanham este artigo.

Novo escape em estreia

Passando à mecânica, não havia nada de errado com os Giulia e Stelvio Quadrifoglio, muito pelo contrario… Segundo a Alfa Romeo o motor 2.9 V6 Biturbo e a caixa ZF de oito velocidades mantém-se iguais, bem como o diferencial autoblocante a suspensão ativa. No entanto, encontramos em estreia (e como opcional) um novo escape Akrapovic de titânio com ponteiras em carbono que fará certamente diferença no som.

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio MY20

Fica por apurar se a Alfa Romeo adicionou aos Giulia e Stelvio QF um comando para mudar o som do escape, independentemente do modo de condução… Recordamos que nas anteriores versões, para se ouvir o som do motor ecoar pelo escape, era necessário ativar o modo Race, e ficar entregue apenas e só às nossas mãos já que todas as ajudas eletrónicas eram desativadas neste modo. Modo kit de unhas…

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio MY20 3

Neste momento ainda não existem preços para o mercado nacional, mas já podes configurar estes modelos no site italiano.