Uma viagem pelo “mundo elétrico” com o Seat Mii electric

Fique a conhecer o “mundo elétrico” através de uma radiografia ao SEAT Mii electric.

Era 1752 e Benjamin Franklin acabara de descobrir que a energia elétrica poderia mudar vidas. Mas estava longe de imaginar que, cerca de 270 anos depois, essa mesma energia poderia alimentar um automóvel. Hoje em dia e numa vertente cada vez mais sustentável, os construtores viram os seus esforços para modelos eletrificados e cada vez mais ecológicos. No entanto, sabeemos como funcionam os automóveis elétricos? Vamos descobrir através de uma radiografia do Seat Mii electric, o primeiro SEAT 100% elétrico.

02 Radiografia a um automóvel elétrico

Tudo começa pela corrente

Alternada ou Contínua? E por que não as duas? Os veículos elétricos podem ser carregados na rede elétrica doméstica ou numa estação de carga rápida. A diferença é que a primeira funciona em Corrente Alternada (CA ou “AC”, do inglês Alternating Current) e a segunda em Corrente Contínua (CC ou “DC”, do inglês “Direct Current“), logo são precisos dois tipos de fichas diferentes para efetuar cada um deles. Hoje em dia são vários os carros elétricos que têm ambos os sistemas disponíveis, como é o caso do SEAT Mii electric.

O Mii electric conta com um sistema combinado que aceita os dois tipos de carga. O tempo necessário em casa dependerá da potência que temos contratada ou se usamos as conhecidas wallbox. Se o fizermos nos chamados carregadores rápidos, o tempo de carga pode ser reduzido em mais de cinco vezes.

Francesc Sabaté, responsável pelo desenvolvimento dos sistemas energéticos da SEAT

Para cada tipo de carga existem ainda diferentes tipos de potência que, conforme a utilização, poderão carregar mais ou menos depressa. Carregando o automóvel numa tomada doméstica, com corrente alternada, a corrente passa primeiro por um carregador situado por baixo do motor através do cabo de carga. Dado tratar-se de um sistema de alta-voltagem, todo o circuito está sob segurança e em constante monitorização. Caso seja detetada uma medição mais elevada que os níveis estabelecidos, o sistema desliga-se automaticamente.

O trabalho do carregador é o de garantir que à bateria chegue exclusivamente corrente contínua, por isso cabe-lhe transformar a corrente da rede doméstica. Se o veículo for carregado com corrente contínua a partir de um posto de carregamento rápido, esta não passa por esta fase e entra diretamente na bateria.

O “coração” de um elétrico

Durante a carga, a energia chega ao seu destino, a bateria. Esta está dividida em módulos, e estes em células. A vantagem de ser um sistema modular é que caso algum dos módulos falhe, pode ser substituído de forma independente sem afetar os restantes componentes da bateria. Comparativamente aos automóveis de combustão, os elétricos consomem menos em cidade e na travagem recuperam energia.

Em comparação com os automóveis de combustão, os elétricos consomem menos em cidade e na travagem recuperam energia. É por esta razão, que o Seat Mii electric tem uma autonomia de até 260 km em ciclo combinado, e de até 360 km com utilização 100% citadina

Santi Castellá, diretor da Eletromobilidade SEAT.

Durante a condução, o motor elétrico converte a tensão trifásica em força motriz. Uma vez em funcionamento, mantém a potência em praticamente toda a gama de carga. Os automóveis elétricos, ao contrário dos de combustão, entregam toda a potência desde o primeiro instante. Em termos práticos, e no caso do Mii electric, este disponibiliza uma potência de 83 cv (61 kW) e um binário de 212 Nm, o que permite acelerar dos 0 aos 50 km/h em 3,9 segundos.

seat mii electric 92

A bateria

Hoje em dia, os novos modelos elétricos adaptam o seu design à forma das baterias, ocupando a secção inferior do piso. Pelo contrário, na conversão do novo Seat Mii para elétrico, este não sofreu qualquer alteração na sua estrutura ou no espaço a bordo, já que as baterias deste modelo foram fabricadas especificamente para este modelo.

Para este, a bateria de iões de lítio recarregável é composta por 14 módulos de 12 células em cada um, conectadas com o motor, o carregador, o aquecimento e o compressor do sistema de climatização. A autonomia é de até 260 km (em ciclo combinado) ou de até 360 km com utilização 100% citadina. Numa carga rápida até aos 80% a 40 kW em DC (corrente contínua) é feita em apenas uma hora, enquanto que o tempo de carga em AC (corrente alternada) a 7,2 kW é feita em cerca de quatro horas.

Para ficar a conhecer um pouco melhor o Seat Mii electric, siga a ligação abaixo.

Mii Electric revelado no “SEAT on tour”

A SEAT iniciou uma tour pelas cidades mais importantes da Europa e aproveitou a primeira paragem para revelar o seu primeiro veículo elétrico, o Mii Electric

Ler mais