PSA em Mangualde pronta para retomar atividade

A unidade fabril da PSA, em Mangualde, prepara-se para pôr fim à suspensão da atividade que dura desde 17 de março, com a aplicação de diversas medidas.

O grupo PSA, que tinha suspendido a produção das suas unidades há um mês, devido à Covid-19, acaba de anunciar a retoma da atividade, para breve, no Centro de Produção de Mangualde. A decisão do Groupe PSA surge após a definição de um protocolo de medidas sanitárias reforçadas, previamente partilhado com as autoridades regionais de Saúde e a Inspeção do Trabalho.

O documento foi ainda enriquecido com a contribuição dos elementos da Comissão de Trabalhadores, e submetido a uma auditoria para avaliar a sua perfeita implementação. A aplicação deste protocolo visa a proteção dos colaboradores contra à Covid-19 e a preservação da sustentabilidade da unidade de produção.

PSA Mangualde 3

100 medidas para todos os setores

Em causa, estão mais de 100 medidas que abrangem todas as atividades do Groupe PSA, a nível industrial, administrativo e de Investigação e Desenvolvimento. A título de exemplo, nas instalações industriais haverá controlo de temperatura em complemento da automonitorização de sintomas. Estão previstos o aprovisionamento de equipamentos de proteção individual (EPI) e kits de proteção e higiene sanitária para colaboradores, motoristas e visitantes essenciais.

O protocolo integra, ainda, a elaboração de um plano de contingência partilhado com os representantes dos trabalhadores, e a redefinição de fluxos internos. Haverá também marcações de distâncias de segurança, reforço dos perímetros de higiene e uma sala de isolamento. A formação e conselhos essenciais de higiene e saúde, formação de pilotos para acompanhamento do protocolo em cada área de produção e gestão da fábrica, são outras das medidas as tomar na proteção contra a Covid-19.

Covid-19. Mercado automóvel em Portugal cai mais de 50%

Portugal não é exceção à crise do mercado automóvel. Em comparação com março de 2019, no último mês vendeu menos de metade dos veículos.

Ler mais

Calendário ainda não está definido

O calendário para retomar a atividade em Mangualde, que se fará no contexto do diálogo social com a representação dos trabalhadores, ainda não está definido. O mesmo terá em conta a capacidade de funcionamento permitida pelas autoridades para as empresas exercerem a atividade industrial e comercial.

O Centro de Produção PSA em Mangualde é responsável pela produção dos modelos Peugeot Partner/Rifter, Citroën Berlingo/ Berlingo Van e Opel Combo / Combo Furgão.