Prémio Solidário TBM entregue na Guarda

O Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques regressa no Dia Mundial do Sorriso, pelo 7º ano consecutivo, para contemplar uma nova IPSS da Guarda.

O Prémio Solidário TBM (Transportes Bernardo Marques) vai, este ano, para a Casa da Sagrada Família, na Guarda, instituição vencedora, que excecionalmente e devido à pandemia por Covid-19, recebe o prémio de forma especial, através das diversas ferramentas digitais disponíveis, e não presencialmente, como é habitual.

O Prémio foi instituído em 2014, como forma de assinalar o aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050 e realiza-se pelo sétimo ano consecutivo, e quarto ano com o patrocinador TBM. Por votação da maioria dos elementos do júri, que aconteceu de forma digital, juntando à distância os parceiros do projeto, este ano foi contemplada a candidatura da Casa da Sagrada Família da Guarda, sendo o montante destinado à aquisição de uma caldeira a pellets, de grande dimensão, necessária ao conforto térmico dos utentes, devido às características do edifício antigo.

A Casa da Sagrada Família, na Guarda, é uma instituição que acolhe atualmente 16 crianças e jovens, entre os 12 e os 19 anos, uma delas em apartamento e regime de autonomia, privadas do meio familiar normal, e provenientes de algumas situações problemáticas.

Apoiar e trabalhar com crianças e jovens exige uma constante melhoria das condições que oferecemos. Nesta altura de especial desafio a nível mundial surge uma boa notícia. Assim, a Casa da Sagrada família da Guarda agradece esta preciosa ajuda. Para todos vós, Clube Escape Livre e Transportes Bernardo Marques, vai o nosso grande sorriso e uma palavra: obrigada!

Fátima Vieira, diretora da Casa da Sagrada Família,

Publiée par Clube Escape Livre sur Mardi 28 avril 2020

Foram 12 as instituições concorrentes em 2020

Este ano, o Prémio Solidário TBM recebeu 12 candidaturas das Instituições Particulares de Solidariedade Social da Guarda, que apresentaram projetos diversos, desde a aquisição de materiais essenciais ao seu funcionamento à construção ou remodelação de estruturas de apoio aos utentes. Entre estas candidaturas, a maioria foram relativas ao apoio a idosos, nomeadamente através dos centros de dia e apoio domiciliário, mas também a crianças, e ainda uma candidatura referente ao apoio a refugiados. Algumas instituições revelam ainda carências económico-financeiras na sua atividade diária.

Prémio Solidário TBM abre candidaturas na 7ª edição

No âmbito da Cápsula do Tempo Guarda 2050, as IPSS da Guarda são novamente as destinatárias de um prémio que pretende provocar mais sorrisos aos utentes.

Ler mais

Este ano, o Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques tem ainda mais valor. Sabemos que perante a atual situação de pandemia, estas instituições sentem redobradas dificuldades a todos os níveis e, mais do que nunca, acreditamos que faremos sorrir os seus utentes. Apenas lamentamos que não seja entregue com o habitual protocolo, mas o mais importante é que o valor do prémio cumpra a sua função.

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre
Cápsula do Tempo Prémio Solidário TBM 2

É com orgulho que a Transportes Bernardo Marques continua associado a esta iniciativa da Cápsula do Tempo. Temos a noção da nossa responsabilidade social ao empregar 350 trabalhadores, mas quisemos ir um pouco mais longe nesta ação simbólica, mas importante, de apoiar também uma IPSS do concelho da Guarda. Como tal, este é um projeto ao qual queremos dar continuidade no futuro. Desejamos que neste ano especial, por todas as condicionantes da pandemia, este prémio possa ser um acrescido conforto à instituição vencedora.

Bernardo Marques, gerente da empresa TBM, patrocinadora do prémio desde 2017

Sete IPSS já contempladas

O Prémio Solidário TBM representa a componente solidária de um projeto que termina em 2050. Anualmente, as IPSS são convidadas a apresentar a sua candidatura ao prémio de mil euros, para aplicação num projeto que facilite ou a vida dos seus utentes. É entregue simbolicamente no dia 28 de abril, Dia Mundial do Sorriso.

Desde a primeira edição, em 2014, já receberam este Prémio Solidário o Refúgio Ana Luísa, casa de acolhimento temporário de crianças pertencente à Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida, o Centro Cultural e Social do Marmeleiro, de apoio aos idosos, a Associação Para a Promoção Social Cultural e Ambiental de Avelãs de Ambom, também de apoio aos idosos, o Centro de Apoio à Vida/NASCER da Cáritas Diocesana da Guarda o Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição, da Castanheira, de apoio a idosos e o Centro de Dia da Liga de Amigos de Pousade.

O sétimo aniversário da Cápsula do Tempo continua as suas comemorações, como habitualmente, no dia 1 de julho. Mediante o desenrolar da pandemia, o programa da celebração do aniversário deverá ser adaptado às novas circunstâncias e será oportunamente divulgado.

Cápsula do Tempo Prémio Solidário TBM 3

Sobre a Cápsula do Tempo

Recorde-se que a Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi uma das ações que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio sobre o mundo automóvel em Portugal, a emitir na Rádio Altitude. A cápsula foi enterrada no dia 1 de julho de 2013, junto à Torre de Menagem, e preserva os testemunhos, fotos e objetos de 40 personalidades de diversas áreas profissionais, sobre o presente e o futuro da Guarda e da região. A sua abertura deverá acontecer a 1 de julho de 2050. Até lá, é objetivo assinalar cada aniversário com diversas iniciativas que promovam o debate e divulguem a região. São atuais parceiros no projeto o Clube Escape Livre, o Instituto Politécnico da Guarda, a Rádio Altitude, a Transportes Bernardo Marques, a SPAL, a ROAMER e, institucionalmente, a Câmara Municipal da Guarda e a Freguesia da Guarda.