Este é o novo SUV da Toyota. O Yaris Cross!

A Toyota revelou o que tinha previsto para o Salão de Genebra. O seu novo B-SUV integra a família Yaris e garante robustez, versatilidade e… eficiência!

Estava planeado para o Salão de Genebra, cancelado devido à pandemia do Covid-19, e ao invés de o revelar nas mesmas datas, a Toyota preferiu adiar a revelação do seu novo SUV. Até ao momento a única certeza era de que se tratava de um modelo SUV para o segmento B. Agora, ele aí está, o novo Toyota Yaris Cross!

Pioneira nos SUV com o RAV4, e depois de revelar a segunda geração do extrovertido C-HR, a Toyota acaba de revelar aquele que será o seu mais pequeno SUV, o Yaris Cross. Partilha plataforma com modelo de sucesso do construtor para o segmento B, o Yaris.

Toyota, cada vez mais jovem!

Com um aspeto robusto, jovem, dinâmico e moderno, o Yaris Cross tem uma frente mais imponente com faróis LED rasgados e uma pequena grelha frontal logo abaixo do emblema da marca. As extremidades da secção frontal são interrompidas com elementos de estilo que simulam entradas de ar, bem como na traseira onde se situam pequenos refletores.

A traseira evidencia a elevada altura ao solo com uma linha de cintura elevada e os faróis em LED que parecem unir-se no logotipo da marca ao centro. No exterior sobressaem ainda as cavas das rodas pronunciadas, as embaladeiras revestidas onde se situa a designação do modelo, e uma superior altura ao solo com jantes de liga leve de 18″. O tejadilho contrastante confere-lhe o tal aspeto jovem e dinâmico.

Desenvolvido na Europa e para a Europa, o novo Yaris Cross promete unir a agilidade de um modelo compacto, com a versatilidade de um utilitário, onde não faltará espaço e várias soluções para facilitar o dia-a-dia. A robustez de um SUV, capaz de outros desafios para além da cidade. Para além disso a marca garante também uma condução divertida e, mais importante, muito eficiente. Segundo a Toyota o Yaris Cross é mesmo o modelo mais eficiente do segmento!

Toyota… híbrido!

Com a longa e única experiência na tecnologia híbrida, o novo B-SUV da Toyota não podia deixar de estar equipado com a quarta e mais recente versão da tecnologia do construtor. A motorização é completamente nova, embora tenha como base a versão 2.0 Dynamic Force que já testamos no outro SUV do construtor, o C-HR, e também na Corolla Touring Sports.

Toyota C-HR 2.0 Hybrid – O mais eficiente de sempre

O Toyota C-HR foi alvo de um facelift, onde viu alguns elementos serem redesenhados para o tornar mais atraente. Além de uma postura (ainda) mais encorpada e desportiva face à geração anterior, o C-HR trouxe um outro trunfo na manga… uma nova motorização.

Ler mais

Aqui temos menos um cilindro e a ajuda de um motor elétrico de 59 kW. Este, em conjunto com o 1.5 litros e três cilindros, conseguem uma potência combinada de 85 kW, cerca de 116 cv. Assim, a versão de tração dianteira anuncia emissões WLTP de 120 g/km de CO2 ou cerca de 135 g/km para a versão de tração integral, na qual a referida unidade elétrica está acoplada ao eixo traseiro, entrando em funcionamento sempre que é necessário. Sim, o Yaris Cross terá uma versão de tração integral, denominada de AWD-i.

Esta será a única motorização disponível no nosso país, embora nas duas variantes de tração frontal ou integral. A marca anuncia para esta motorização uma eficiência de 40%, valor superior ao de uma motorização Diesel e com melhores níveis de economia e emissões poluentes.

Toyota Yaris Cross Hybrid SUV 14

Com uma posição de condução superior, uma maior altura ao solo e um baixo centro de gravidade, mas mantendo as dimensões compactas de um utilitário como o Yaris. Desta forma, o novo modelo tem tudo para integrar a atual tendência do mercado.

O novo Yaris Cross, construído em França, pretende vender aproximadamente 150 mil unidades por ano em termos globais. O novo modelo juntar-se-á ao novo Yaris e ao GR Yaris. Juntos deverão corresponder a um terço das vendas do construtor na Europa. O Yaris Cross só chegará até nós a partir da segunda metade de 2021.