Covid-19. Setor automóvel solidário no combate à pandemia

O setor automóvel, altamente ameaçado pela crise financeira, tem revelado enorme solidariedade no combate ao Covid-19, também em Portugal.

Numa altura em que o setor automóvel sente também já as consequências da pandemia por Covid-19, tendo, inclusivamente parado a produção de inúmeras unidades fabris pelo mundo, as marcas viram-se agora para o apoio às entidades que estão na linha da frente deste combate. Assim, sensíveis às suas dificuldades de logística, várias marcas automóveis têm vindo a anunciar diversos tipos de apoio.

Volkswagen ajuda Cruz Vermelha Portuguesa

A Volkswagen cedeu seis Volkswagen Transporter à Cruz Vermelha Portuguesa, para que os coordenadores regionais da Cruz Vermelha possam dar apoio logístico e de coordenação nas operações que decorrem em todo o país no combate à pandemia. Para além disso, estes veículos serão essenciais para transportar colaboradores e voluntários daquela instituição na distribuição de alimentos e prestação de apoio social, junto dos mais carenciados e dos mais idosos.

Acreditamos que temos um dever de solidariedade neste momento difícil e quisemos manifestá-lo facilitando a mobilidade de uma instituição como a Cruz Vermelha, cuja ação tanto valorizamos”.

Ricardo Vieira, Diretor-Geral da Volkswagen Veículos Comerciais
Volkswagen no combate à Covid 19

Ford também cede dez viaturas

No âmbito do movimento #EuAjudoQuemAjuda, a Ford cedeu à Cruz Vermelha Portuguesa dez veículos da sua frota. O acordo terá efeito durante o período em que Portugal se mantiver em estado de emergência devido ao Covid-19.. A frota é composta por três Ford Puma Hybrid, um dos novos Ford Kuga, três Ford Focus, um Ford Mondeo, um Ford Galaxy e uma Ford Ranger Raptor. Os veículos darão apoio a operações no âmbito da Saúde e Apoio Humanitário.

Caso a situação se agrave, numa segunda fase, toda a rede de concessionários colocará à disposição da Cruz Vermelha Portuguesa os veículos que tenha disponíveis para apoiar as atividades levadas a cabo a nível local.

Ford no combate à Covid 19

Hyundai reforça centros hospitalares

A Hyundai Portugal colocou uma frota de viaturas da marca à disposição de unidades hospitalares, nas zonas mais afetadas pelo Covid-19 em território nacional. Estas viaturas destinam-se a assegurar o transporte de medicamentos, equipamentos e apoio domiciliário, sem constrangimentos.

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, o Hospital de São João no Porto, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve são as primeiras unidades hospitalares de referência a receberem viaturas Hyundai.

 Esta ação pretende dar resposta a uma necessidade concreta das unidades de saúde pois, com o aumento do número de doentes infetados, necessitam de assegurar rapidamente o apoio domiciliário e o transporte de medicamentos e equipamentos. No contexto atual que vivemos, sentimos que é nossa obrigação moral apoiar os profissionais de saúde, da forma que nos for possível.

Sérgio Ribeiro, CEO da Hyundai Portugal
Hyundai no combate à Covid 19

Toyota facilita mobilidade dos técnicos de saúde

A Toyota Portugal irá colocar várias unidades à disposição de médicos, técnicos de enfermagem e farmácia para facilitar a sua mobilidade e estar junto dos que mais precisam durante este estado de emergência devido à pandemia de Covid-19. O suporte está disponível em dois centros de recolha e entrega de viaturas, nas zonas de Lisboa e Porto. Os profissionais de saúde necessitam preencher um formulário no site da Toyota.

Mazda com as juntas de freguesia no apoio a idosos

A Mazda Portugal, através a sua rede de concessionários, está a contactar as juntas de freguesia de forma a disponibilizar viaturas de demonstração para o serviço à população sénior.

A cedência centrar-se-á nos modelos SUV, como o CX-3, o CX-30, ou o CX-5, por serem propostas melhor preparadas para, por exemplo, aceder mais facilmente às aldeias e locais mais remotos de Portugal. O projeto deverá prolongar-se pelos próximos três meses, ou seja, de abril a junho.

Como é do conhecimento de todos, são crescentes as necessidades da população mais idosa, em termos do apoio domiciliário que necessitam, nomeadamente ao nível da entrega de bens alimentares e de medicamentos.

Pedro Botelho, diretor de Vendas e Marketing da Mazda Motor de Portugal

A Câmara Municipal de Lisboa recebeu também algumas viaturas cedidas pela Brisa, BMW e EMOV/Free2Moove que ficam ao serviço das juntas de freguesia para apoiar na distribuição de bens.

A CML recebeu 30 veículos que vão ficar ao serviço das juntas de freguesia para apoiar na distribuição de bens. Os…

Publiée par Câmara Municipal de Lisboa sur Vendredi 20 mars 2020

Iniciativas multiplicam-se no setor automóvel

A Autoeuropa, em Palmela, e a Mitsubishi Fuso Trucks Europe, no Tramagal, estão a produzir viseiras de proteção para serem utilizadas por profissionais de saúde, também no combate à pandemia.

Fora do país, mas igualmente no combate à pandemia do COVID-19, outras marcas e empresas do setor automóvel anunciaram diversos tipos de apoio. Uma das primeiras foi a chinesa BYD, fabricante de automóveis que passou a produzir máscaras. Marcas como a General Motors (GM), Ford, Toyota, Tesla, SEAT, Daimler, Volkswagen, o grupo PSA, Ferrari e a Fiat Chrysler já estão a produzir ventiladores ou a apoiar logisticamente os habituais fabricantes.