Covid-19. Renault Cacia retoma produção

Seguindo a tendência de retoma de atividade, também a Renault Cacia tem já em curso um plano para voltar a laborar, implementando medidas de segurança.

Menos um mês depois de ter suspendido a produção devido à crise epidémica da COVID-19, e num período em que utilizou as suas impressoras 3D para a produção de material para os hospitais da região, a fábrica Renault Cacia retoma, progressivamente, a atividade de produção. Cerca de um quarto dos efetivos da fábrica já se encontra em laboração.

Durante o mês de maio, a expectativa da Renault Cacia é aumentar, progressivamente, a atividade. Desta forma é pretendido ir de encontro à retoma de atividades das fábricas do Grupo que estão já em atividade ou que preparam também a retoma.

Fábrica CACIA 2

Garantidas medidas de segurança

O Grupo Renault definiu regras e condições obrigatórias para a retoma das suas fábricas. Na Renault Cacia foram colocadas em prática medidas de proteção necessárias para garantir a saúde e a segurança dos seus trabalhadores. Assim, foi efetuada uma auditoria prévia à fábrica, realizada pelos serviços de saúde e de segurança, para garantir todas as condições de segurança para a retoma da atividade. Foram realizadas sessões de acolhimento e informação obrigatória de todo o pessoal, adaptação dos transportes e dos locais (incluindo as zonas de trabalho) às regras de distanciamento entre pessoas. É ainda obrigatório de máscaras para todos os trabalhadores e limpeza e desinfeção permanente de todos os locais da Renault Cacia. A atividade faz-se de acordo com as diretivas sanitárias definidas pelas autoridades portuguesas.

A Renault Cacia é uma fábrica chave para o Grupo Renault. A partir do verão de 2020, irá produzir, em exclusivo, a caixa de velocidades JT 4, que equipará os principais modelos e as motorizações de maior difusão do Grupo Renault. Está também a decorrer a implementação do projeto DB 35, relativo à inovadora caixa de velocidades inteligente multimodo. Esta caixa equipará a nova gama de híbridos e híbridos plug-in da Renault. São eles o Clio E-TECH, Captur E-TECH Plug-In e Mégane Sport Tourer E-TECH Plug In, modelos para os quais a Renault Cacia produzirá componentes.

Fábrica CACIA 3

A Renault Cacia é a segunda maior fábrica do setor automóvel, em Portugal, em número de colaboradores, num total de 1165.