Audi RS 6 Avant (ainda) mais potente e performante

Na quarta geração, a Audi RS 6 volta a impressionar. Um superdesportivo familiar com 600 cv no seu V8 biturbo, que faz sonhar todos os chefes de família.

Já passaram 18 anos desde que a primeira geração da Audi RS 6 Avant surgiu no mercado. Foi lançado em 2002 e era então equipada com um motor 4.2 V8 turbo que debitava uma potência entre 450 e 480 cv. Uma potência que foi aumentando gradualmente, recorrendo, na segunda geração, em 2008, ao motor 5.0 V10 biturbo com 580 cv de potência, e em 2013 ao 4.0 V8 biturbo (560-605 cv). A quarta geração desta desportiva e “endiabrada” carrinha está, como seria de esperar, ainda melhor.

Depois de já conhecermos todas as especificações da nova Audi RS4, já disponível em Portugal, a Audi apresenta a nova RS 6 Avant. Um super-desportivo familiar, versátil, prático e funcional para o dia-a-dia. Em Portugal, é proposto com um preço a partir de 163 688 €, o que não é, definitivamente, para todas as carteiras. Em estrada, é ágil e dinâmica, com os sistemas de info-entretenimento habituais do construtor, assistência à condução e várias opções de personalização.

Aspeto desportivo

O comprimento da Audi RS 6 Avant é de 4,99 m, a largura de 1,95 m e a altura de 1,46 m, com uma distância entre eixos de 2,93 m. Com design totalmente diferente da A6 Avant, o exterior destaca-se pelos elementos específicos RS. A carroçaria foi rebaixada em 20 mm, fazendo sobressair o seu caráter desportivo. Dispõe de jantes de 21″ (22″ em opção) e de um novo capot. O ADN desportivo sobressai ainda na grelha Audi Singleframe em preto brilhante, nas entradas laterais de ar similares à linha do super-desportivo R8 e nas saias laterais específicas RS com inserções de alumínio.

No interior, os ecrãs RS do Audi virtual cockpit fornecem informações sobre a pressão dos pneus, o binário, a potência, a temperatura do óleo do motor, a pressão de sobrealimentação, os tempos por volta (lap time), a aceleração e as forças G. O volante desportivo de couro perfurado, com as novas patilhas de mudança RS em alumínio, possui botões multifuncionais para selecionar diretamente os novos modos RS1 e RS2 do Audi drive select. A bagageira tem capacidade entre 565 e 1680 litros, com o banco traseiro rebatível, atingindo um comprimento de quase dois metros. É ou não é familiar?

600 cv e prestações exuberantes

Potência é a palavra que define a RS 6 Avant. Está equipada com o motor 4.0 TFSI que debita 600 cv, entre as 6000 e as 6250 rpm e um binário máximo de 800 Nm, disponível entre as 2050 e as 4500 rpm. O motor 4.0 TFSI V8 biturbo leva a RS 6 Avant dos 0 a 100 km/h em escassos 3,6 segundos (!). Os 200 km/h são atingidos em 12 segundos! A velocidade é limitada eletronicamente a 250 km/h. Com o pacote opcional dynamic pode chegar aos 280 km/h, e aos 305 km/h com o dynamic plus. Sim, mais de 300 km/h!

Este é ainda combinado com o sistema mild hybrid, que permite recuperar até 12 kW de potência ao desacelerar ou continuar o andamento por inércia entre os 55 e 160 km/h. Aliado ao sistema de desativação de cilindros Audi cylinder on demand, melhora o consumo em 0,8 l/100 km e aumenta ao máximo a eficiência. Assim, o consumo combinado de combustível é de 12,4 l/100 km e as emissões combinadas de CO2 de 281 g/km.

Ainda mais ágil e dinâmica

A Audi RS 6 Avant está equipada com a suspensão pneumática adaptativa RS, com controlo de altura e rigidez de amortecimento, de série. Está adaptada especificamente para modelos RS que atinjam a velocidade de 305 km/h, diminuindo a altura ao solo em 20 mm em comparação com a A6 Avant. A velocidades superiores a 120 km/h, diminui a altura ao solo em mais 10 mm e, em pisos degradados a baixa velocidade, a suspensão eleva a carroçaria em 20 mm face à posição normal.

O RS Mode do Audi Drive Select inclui seis perfis de condução: efficiency, comfort, auto, dynamic, e dois modos RS personalizáveis, “RS1” e “RS2”. No modo “RS2”, o condutor pode também alterar o controlo de estabilidade (ESC) para o modo Sport. Por sua vez, o Audi MMI tem uma informação específica RS. O ecrã de 10.1 polegadas, permite verificar a temperatura dos elementos da transmissão e travagem, forças G, pressão e temperatura dos pneus, entre outros.

Equipamento de série

Entre o principal equipamento de série está o alarme volumétrico, o ar condicionado automático de quatro zonas e a direção desportiva progressiva. Apresenta-se também com o Audi connect emergency and service, além do Audi smartphone interface. Os bancos dianteiros desportivos S, elétricos, com memória para o condutor, os retrovisores exteriores aquecidos e rebatíveis, com memória e anti encandeamento automático são outros dos itens de série.

Opcionalmente, com os pacotes dynamic e dynamic plus, a nova Audi RS 6 Avant oferece a direção dinâmica nas quatro rodas. A transmissão Tiptronic de oito velocidades, a tração integral permanente Quattro e o Audi drive select tornam a Audi RS 6 Avant num familiar desportivo excecional.

A “explosiva” Audi RS4 já está disponível em Portugal

Acompanhando o facelift da restante gama, a Audi lança em portugal a renovada RS4 com 450 cv extraídos de um motor V6 biturbo. Tudo isto desde 112 388€.

Ler mais