Volkswagen: Tudo o que poderíamos ter visto em Genebra

Volkswagen Golf GTI, GTD e GTE apontam a um público apreciador de desportividade e fariam parte do stand da marca alemã em Genebra, para além do Touareg R.

A Volkswagen tinha previsto mostrar no seu stand em Genebra duas versões desportivas que representam, por enquanto, o topo da gama Golf, o seu modelo de segmento C apresentado mundialmente à imprensa no final do ano passado, e que iniciará funções em Portugal já neste mês de março, o Volkswagen Golf GTI e o GTD.

A sigla GTI é, há 44 anos, sinónimo de desportividade e nesta nova iteração o Volkswagen Golf GTI monta um motor dois litros turbo com 245 cv, uma pequena variação face ao modelo precedente e que iguala a anterior versão “performance“.

VW Golf GTI 4

As alterações estéticas são, como sempre, bastante discretas passando pelos novos grupos óticos, o interior com padrão xadrez, os para choques com desenho especifico e as jantes de liga leve. Equipada com um autoblocante mecânico e com a mais recente geração da suspensão electrónica DCC o Volkswagen Golf GTI debita 370 Nm de binário. De série encontramos uma caixa manual de seis velocidades, com a habitual DSG de sete relações como opcional. A Volkswagen ainda não anunciou valores oficiais de performances.

VW Golf GTI 5 1

Estima-se que chegue ao mercado nacional durante o verão.

GTD é diesel de topo

A outra versão desportiva que iríamos ver em Genebra seria o GTD, movido por um motor 2 litros Diesel com 200 cv. A marca alemã afirma que este é o motor TDI mais eficiente de sempre, através da injeção dupla de Adblue e do filtro de partículas. Estará exclusivamente equipado com caixa DSG de sete velocidades. Com pacote estético especifico, o Golf GTD encontra-se rebaixado em 15 mm face ás versões normais. Deverá chegar a portugal também no verão, ainda sem indicação de preços.

A completar a gama de versões mais desportivas encontra-se a versão GTE, já apresentada anteriormente, que combina uma bateria de 13 kWh e um motor a gasolina, para entregar um potência combinada de 245 cv.

VW Golf GTE 1

Touareg é estreia na divisão R

Por fim, e mantendo a toada desportiva, a Volkswagen iria levar até Genebra também a versão R do Touareg. É o primeiro modelo híbrido com a sigla R.

O Touareg R combina um motor 2.9 l V6 com uma bateria de 14,1 kWh, num sistema similar ao utilizado no Porsche Panamera. Com a colocação da bateria no fundo da bagageira deixa de ser possível montar as barras estabilizadoras de 48v e as rodas traseiras direcionais.

VW Touareg R 4

O Touareg R possui um pacote estético específico com elementos a negro a substituir os cromados. Para já não foram anunciadas performances nem datas de comercialização.

VW T-Roc R – O foguete “made in Palmela”

Diretamente de Palmela chega o Volkswagen T-Roc R. Um SUV com aptidões e performances de desportivo que devora asfalto… e não só, fruto do sistema 4Motion.

Ler mais