Salão Automóvel de Paris cancelado!

O Salão Automóvel de Paris que se iria realizar em outubro acaba de ser cancelado. Mais um dos muitos eventos a sofrer com a pandemia do COVID-19.

Nos últimos dias muitos têm sido os cancelamentos de eventos por todo o mundo, devido à pandemia de COVID-19. Particularmente no setor automóvel, apresentações, ensaios e outros eventos próximos são cancelados. Nem o Rali de Portugal deste ano, previsto para os dias 21 a 24 de maio, resistiu a esta “avalanche” de cancelamentos.

Naturalmente os Salões Automóveis, que reúnem no mesmo espaço milhares de pessoas, não são exceção. Depois do cancelamento do Salão de Genebra a escassos dias da sua abertura, e do adiamento de todas as provas motorizadas pelo mundo fora, o Mondial Auto de Paris 2020 foi agora também cancelado.

mondial de lauto paris photo www.mondial paris.com

Realizado como sempre na Porte de Versailles, o grande parque de exposições da capital francesa, o Salão Automóvel de Paris estava previsto realizar-se de 1 a 11 de outubro. É um facto que em 2019, várias foram as marcas que abdicaram da sua presença mas agora, a quase seis meses de distância, é a própria organização que dá por cancelada a edição de 2020.

Os organizadores do certame francês referem que devido à crise de saúde existente, bem como ao choque económico que o setor automóvel vive, não será possível organizar o Salão Automóvel de Paris. Depois de dizermos adeus a Genebra, dizemos adeus a Paris.

Voltaremos a ter um Salão Automóvel como aqueles a que estávamos habituados?

A verdade é que ninguém sabe ao certo e as opiniões dividem-se. Nos últimos dias já era do conhecimento que o NAIAS, Salão Automóvel de Detroit (EUA) fora também cancelado. Também as iniciativas previstas para o Goodwood Festival of Speed em julho foram adiadas, sendo que os organizadores não se comprometeram com novas datas.

Com o calendário de eventos praticamente vazio, os fabricantes vão ter de encontrar soluções para apresentar ao mercado as novidades que tinham previstas, tal como já aconteceu por ocasião do Salão de Genebra.

Genebra 2020

A 90ª edição do Salão Automóvel de Genebra acabou por ser cancelada, mas as novidades do mundo automóvel mantiveram-se e foram reveladas na sua maioria online.

Ler mais

No entanto, é provável que muitos desses novos modelos e versões sejam adiados. Não se trata apenas de ter as novidades no mercado, mas também do facto da venda de automóveis descer significativamente por consequência do período que atravessamos em que é recomendado, acima de tudo, o isolamento social, para fazer face a esta pandemia de Covid-19.

Os efeitos sentem-se na indústria que reduz a produção automóvel e tenta ajudar de várias formas. É o caso da BYD, o fabricante automóvel que se tornou o maior produtor de máscaras do mundo!