Prémio Solidário TBM abre candidaturas na 7ª edição

No âmbito da Cápsula do Tempo Guarda 2050, as IPSS da Guarda são novamente as destinatárias de um prémio que pretende provocar mais sorrisos aos utentes.

O Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques, instituído pelo Clube Escape Livre, acaba de abrir o período de candidaturas para a sua 7ª edição. O Prémio Solidário TBM, no valor simbólico de mil euros, representa a componente solidária do projeto Cápsula do Tempo Guarda 2050 e é entregue anualmente a uma Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho da Guarda, mediante um processo de candidaturas e de seleção entre o júri. Em 2020, recebe novamente o apoio e a designação da Transportes Bernardo Marques, empresa sediada na Guarda.

Esta iniciativa faz parte do aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050 e costuma ser registada como um primeiro momento do aniversário, com a atribuição do Prémio Solidário TBM por ocasião do Dia Mundial do Sorriso, a 28 de abril. Assume-se, assim, como forma de provocar sorrisos e momentos de felicidade aos utentes através de pequenos projetos que melhoram as condições das instituições. A Cápsula do Tempo Guarda 2050 prossegue com o programa de aniversário no dia 1 de julho.

Candidatura simples

As IPSS do concelho da Guarda podem apresentar a sua candidatura, por email ou via CTT, ao Clube Escape Livre, até 8 de abril. Para tal, basta indicar o projeto ou necessidade que os mil euros poderiam ajudar a colmatar. Após a receção das candidaturas, o júri constituído pelos parceiros do projeto Cápsula do Tempo – Clube Escape Livre, Rádio Altitude, Instituto Politécnico da Guarda e Transportes Bernardo Marques – selecionam o projeto vencedor.

Ano após ano, verificamos um acréscimo no número de candidaturas recebidas, algumas delas a revelar grandes dificuldades por parte das instituições. Este facto leva os parceiros da Cápsula do Tempo a querer continuar esta ação.

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre

“País a Rolar” da Bridgestone apresenta TBM

O “País a Rolar” é uma Web Serie da Bridgestone com seis episódios onde os clientes são os protagonistas e contam a importância dos pneus nos seus negócios.

Ler mais

Desde a primeira edição, em 2014, já foram contemplados com este Prémio Solidário o Refúgio Ana Luísa, o Centro Cultural e Social do Marmeleiro, a Associação Para a Promoção Social Cultural e Ambiental de Avelãs de Ambom, o Centro de Apoio à Vida/NASCER da Cáritas Diocesana da Guarda, o Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição, da Castanheira, e o Centro de Dia de Pousade da Liga de Amigos de Pousade.

Sobre a Cápsula do Tempo

Recorde-se que a Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi uma das ações que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio sobre o mundo automóvel em Portugal, a emitir na Rádio Altitude. A cápsula foi enterrada no dia 1 de julho de 2013, junto à Torre de Menagem. No interior, preserva os testemunhos, fotos e objetos de 40 personalidades de diversas áreas profissionais, sobre o presente e o futuro da Guarda e da região. A sua abertura deverá acontecer a 1 de julho de 2050. Até lá, é objetivo assinalar cada aniversário com diversas iniciativas que promovam o debate e divulguem a região. São atuais parceiros no projeto o Clube Escape Livre, o Instituto Politécnico da Guarda, a Rádio Altitude, a Transportes Bernardo Marques, a SPAL e, institucionalmente, a Câmara Municipal da Guarda e a Freguesia da Guarda.