Honda Civic Type R: A novidade que queríamos ver em Genebra

A Honda previa mostrar no seu espaço em Genebra, duas novas versões do Honda Civic Type R. Limited Edition e Sport Line encontram-se nos extremos da gama.

A Honda tinha previsto mostrar no seu espaço na Palexpo, novidades importantes para o mercado europeu, entre elas o renovado Honda Civic Type R. Agora, depois do cancelamento desta edição do Salão Automóvel de Genebra, sabemos que vamos ter de esperar mais algum tempo para ver ao vivo as alterações produzidas num dos hot-hatch mais falados do mercado.

O Honda Civic Type R sofreu um conjunto de atualizações para o MY2020 focadas em melhorar a performance, mantendo os 320 cv do motor 2.0 l turbo que impressiona pelos andamentos que proporciona ao modelo.

201360 Civic Type R JAS Motorsports 2020
Civic Type R – JAS Motorsports 2020

Assim, temos novos travões bi-partidos que poupam 2,5 kg de peso e reduzem o curso do pedal de travão em 15 mm. Uma nova entrada de ar e um novo radiador baixam a temperatura de admissão em 10º. Há ainda um novo algoritmo para a suspensão eletrónica, onde foram substituídas as molas e os casquilhos por unidades evoluídas.

Em estreia temos também o Active Sound Control System que injeta som nas colunas nos modos Sport e R+ e reduz o mesmo em modo Comfort. Um novo ecrã com temperaturas e dados de telemetria encontra-se também disponível. O info-entretenimento passa a ter botões físicos, tal como na restante gama Civic.

Há uns tempos quando questionamos os responsáveis da Honda pelo som pouco audível do Type R estes questionaram-nos? Isso dá mais potência? Felizmente parece que ainda assim nos ouviram…

Limited Edition e Sport compõem a gama

Existem também duas novas versões do Civic Type-R. Colocam-se precisamente nos extremos da gama e não têm quaisquer alterações mecânicas.

O Limited Edition é, como o nome indica, limitado a 100 unidades e foi sujeito a uma dieta de 47kg! Esta redução de peso foi conseguida com a remoção de material isolante, do ar condicionado e o info-entretenimento.

As jantes são unidades BBS forjadas e montam pneus semi-slick Michelin Pilot Sport Cup 2. A suspensão e a direção foram recalibradas e está exclusivamente disponível numa cor amarela que relembra os tempos do NSX…

200835 Civic Type R Limited Edition
Civic Type R Limited Edition

E se o mais criticado por alguns a nível estético é a enorme asa traseira, na base da gama Type R passamos a encontrar o Sport Line. Uma declinação mais “discreta” do Civic Type R. O enorme spoiler traseiro deu lugar a uma peça mais discreta e as jantes passam a ter 19″. Os pneus utilizados são os Michelin Pilot Sport 4S. Foram também removidas as decorações a vermelho no exterior e no interior e os técnicos japoneses adicionaram material isolante no porta bagagens para maior refinamento.

Os MY2020 do Civic Type R devem chegar a Portugal nos próximos meses mas ainda não são conhecidos preços.

Também com chegada a Portugal agendada para os próximos meses, a Honda iria mostrar em Genebra a versão final do Honda E, o citadino elétrico da marca que será comercializado em Portugal com um preço de 38 500 €.

Novo Honda Jazz estreia em Genebra como híbrido

Em estreia europeia no salão de Genebra a Honda mostra a nova geração do Honda Jazz e:HEV, exclusivamente disponível com uma motorização híbrida.

Ler mais