Fiat 500 renova-se e converte-se em elétrico

Não é apenas a 3ª geração do popular Fiat 500, é também o primeiro modelo 100% elétrico do construtor à venda em Portugal, e que garante autonomia de 320 km.

Apesar de ter sido apresentado como o primeiro modelo da FCA totalmente elétrico, a verdade é que já existiu um Fiat 500 100% elétrico mas que nunca chegou até ao nosso mercado. A história agora é bem diferente. A Fiat aproveitou o lançamento da terceira geração do Fiat 500 para o converter num modelo 100% elétrico. Agora está disponível a nível global e pode ser encomendado em Portugal já a partir do dia 16 deste mês.

Segundo a marca a terceira geração do Fiat 500 é mais espaçosa e tecnologicamente mais avançada, no entanto, aquilo em que o novo Fiat 500 elétrico promete revolucionar é na autonomia e no tempo de carregamento, fatores imprescindíveis para os clientes de carros elétricos. O novo modelo mede mais 6 cm de largura e mais 6 cm de comprimento, e a distância entre eixos aumentou 2 cm. Para além disso as rodas são maiores e mais afastadas, mantendo o comprimento total abaixo dos quatro metros.

O atual logo 500 na traseira mantém a ligação ao passado, embora com alterações para a versão elétrica. Diferenciado por um contorno azul-claro e com o último zero transformado num “e”, alusivo à versão em questão.

Tempo vs autonomia

Para otimizar o tempo de carregamento, o novo 500 elétrico é equipado com um sistema de carregamento de 85 kW para carregar a bateria de forma super rápida. Segundo o construtor, são precisos apenas cinco minutos para  conseguir carga suficiente para 50 km. O carregador rápido pode também carregar a bateria a 80% em apenas 35 minutos. As baterias de iões de lítio com 42 kWh de capacidade permitem uma autonomia de 320 km em ciclo WLTP.

A edição de lançamento do novo Fiat 500 inclui o sistema de carregamento doméstico Easy Wallbox™, que pode ser ligado a uma tomada doméstica. Este, foi desenvolvido pela ENGIE EPS exclusivamente para a FCA e será comercializado pela Mopar na Europa. É uma solução “plug-and-charge” acessível, que pode ser gerida facilmente através de Bluetooth, permitindo estabilizar o carregamento de energia ao pôr o 500 à carga em casa de imediato com uma potência até 3 kW, sem necessidade de intervenção de pessoal especializado. Além disso, a Easy Wallbox está pronta para otimizar a potência até 7,4 kW, fornecendo carga total em casa em apenas cerca de seis horas. O modelo é ainda fornecido com cabo de Modo 3 para carregamento na rede pública.

320 km de autonomia e 3 modos de condução

No compartimento do motor do pequeno 500 está uma unidade com 87 kW de potência, cerca de 118 cv . Atinge os 100 km/h em nove segundos e está limitado ao 150 km/h. Durante a condução existem três modos de condução, Normal, Range e Sherpa. Este último otimiza os recursos disponíveis para assegurar a chegada ao destino atuando sobre diversos componentes para reduzir o consumo de energia ao mínimo, a fim de assegurar a chegada ao destino definido no sistema de navegação ou à estação de carregamento mais próxima. O modo Range permite conduzir o 500 praticamente apenas com o pedal do acelerador já que o nível de regeneração aumenta significativamente.

Leonardo DiCaprio é o protagonista dos vídeos de lançamento do novo Fiat 500 elétrico.

Novidades no interior

O interior é completamente novo e há mais espaço para os ombros e para as pernas, enquanto o fundo plano consegue albergar as baterias de iões de lítio sem comprometer a capacidade da bagageira que se mantém com a mesma capacidade.

Ao nível da segurança e conectividade o novo Fiat 500 elétrico está equipado não apenas com os mais avançados sistemas de segurança como travagem de emergência autónoma com deteção de peões, assistente de velocidade inteligente, controlo de faixa de rodagem, câmara de visão traseira de alta resolução com linhas-guia dinâmicas, cruise control adaptativo inteligente (iacc) e assistência à manutenção no centro da faixa, faróis automáticos e gestão de luzes de máximos/médios, chamadas de emergência e travão de estacionamento elétrico, que lhe conferem o nível dois de condução autónoma, mas também com novo sistema de informação e entretenimento UConnect 5 com ecrã TFT de sete polegadas e ecrã tátil de 10,25 polegadas ao centro que inclui Apple Carplay e Android auto sem fios.

Em Portugal as pré-encomendas online para a versão de lançamento “la Prima”, começam a partir de 16 de março. São 500 exclusivas unidades por mercado com Easy Wallbox™ incluída, disponíveis em três cores, cinzento mineral, verde ocean e azul celestial. A versão de lançamento oferece ainda faróis dianteiros Full LED, estofos em ecopele, jantes com corte diamante de 17” e aplicações cromadas nos vidros e nos painéis laterais. O valor do novo Fiat 500 “la prima” cabrio é de 37 900€.

Os três exemplares na imagem representam as edições especiais Giorgio Armani, Bvlgari e Kartell, empresas símbolos da excelência italiana em todo o mundo e que se associaram à Fiat no lançamento do novo modelo.