As estrelas da Mercedes-Benz guardadas para Genebra

Para além do novo Mercedes-Benz Classe E, a marca alemã tinha preparadas para Genebra duas novidades híbridas plug-in para os modelos CLA e GLA.

A Mercedes-Benz é um dos construtores que reserva várias estreias importantes para o Salão de Genebra e este ano não era exceção. Em conferência de imprensa esta manhã a marca da estrela revelou o novo Classe E, e novas versões híbridas plug-in para o CLA e GLA.

O Mercedes-Benz Classe E, um dos best-seller da marca, era uma das estrelas para o Salão de Genebra, entretanto cancelado, mas que foi revelada à hora prevista online para todo o mundo. Com linhas idênticas à anterior geração mas com uma nova grelha na frente e novos grupos óticos, e uma traseira mais elegante com grupos óticos mais esguios, o novo Classe E chegará durante o ano de 2020.

No interior novo volante com os já habituais comandos capacitivos, e inúmeros sistemas de segurança na sua maioria versões atualizadas dos anteriores. Os dois ecrãs mantém-se com 10,25″ de série e 12,3″ opcionais. Também o MBUX com os programas Energizing passam a estar disponíveis, à semelhança do que já experimentamos no ensaio ao Mercedes-Benz GLE 350d.

Na oferta de motorizações para o novo Mercedes-Benz Classe E, incluem-se sete versões híbridas plug-in para a limousine e station, entre gasolina e Diesel e tração traseira ou integral. As potências vão dos 156 aos 367 cv para os gasolina, e dos 160 aos 330 cv para os Diesel. Destaque para o novo bloco de quatro cilindros e 2.0 l de cilindrada (M 254) com sistema de 48v e uma potência aproximada de 290 cv. Estará também disponível, pela primeira vez no Classe E, o bloco seis cilindros em linha a gasolina (M 256) A versão All-terrain do Mercedes-Benz Classe E mantém-se disponível para a Station com um aspeto ainda mais SUV.

Mercedes-AMG E53 recebe atualizações

A maior alteração na gama é para a versão mais potente (para já) com o carimbo AMG, o E53 4MATIC+. Para além de nova grelha em preto, a versão desportiva do Classe E passa a contar com a suspensão AMG dymanic, permitindo desligar a tração integral. Para além do modo Race, fica assim também disponível o modo Drift. Monta o bloco 3.0 l de seis cilindros em linha com 441 cv e atinge os 100 km/h em apenas 4,5 segundos.

O AMG Driver’s Package permite aumentar a velocidade máxima de 250 km/h para 270 km/h, e inclui também travões mais potentes com discos de 370 mm na frente e 360 mm atrás.

Híbridos e mais híbridos

A Mercedes-Benz anunciou também três novas versões híbridas plug-in na sua gama de modelos. O Mercedes-Benz CLA 250 e, nas variantes Shooting Brake e coupé, e o novo Mercedes-Benz GLA, na mesma versão 250 e. A autonomia em modo 100% elétrico situa-se entre os 71 e os 79 km (ciclo NEDC), garantindo um tempo de carregamento para 24 kW de 25 min para ir dos 10% até aos 80%. Nas versões 250 e, o motor 1.3 l de quatro cilindros é combinado com um motor elétrico de 75 kW gerando uma potência combinada de 221 cv (160 kW) e 450 Nm de binário.

O consumo anunciado para a Mercedes-Benz CLA 250 e Shooting Brake situa-se entre os 1,4 e 1,6 l/100 km com emissões de CO2 entre os 22 e os 37 g/km. Os 100 km/h são atingidos em 6,9 segundos e a velocidade máxima anunciada é de 235 km/h.

Os novos modelos híbridos plug-in estarão disponíveis para encomenda a partir da Primavera deste verão. Com as primeiras unidades a chegarem ao mercado poucas semanas depois.