A Toyota rendeu-se ao Apple Carplay e Android Auto

Finalmente a Toyota dotou os seus modelos dos sistemas Apple Carplay e Android Auto. A nova conetividade está presente em unidades a partir de 2020.

Muitos foram os construtores que se apressaram a disponibilizar nos seus automóveis sistemas de conetividade que permitam ligar os dispositivos móveis aos seus sistemas de info-entretenimento, como é o caso do Apple Carplay e Android auto. Cada um ao seu estilo, o que é certo é que rapidamente esta opção se tornou num dos opcionais mais desejados por jovens e condutores em geral.

Seja um iPhone, seja um outro dispositivo com Android, é um facto que os sistemas que permitem esta conetividade, mais conhecidos por Apple Carplay e Android Auto, são uma enorme mais valia. Permitem espelhar algumas aplicações no sistema de info-entretenimento do veículo, como seja o Spotify, o Waze, o Google Maps, entre outros. A informação dessas mesmas aplicações é transmitida diretamente no ecrã do automóvel. Isto faz com que o condutor não precise de manusear o seu smartphone durante a condução para utilizar estas aplicações, o que não só é proibido, como é totalmente desaconselhável.

Toyota conectada à realidade

E se alguns construtores ainda hoje apenas dispõem de uma das conetividades, como é o caso da recente BMW 320d Touring que ensaiámos que só permite Apple Carplay, ignorando os utilizadores de aparelhos com Android, a verdade é que em pleno ano de 2019 ainda havia marcas que “resistiam” de todo a esta realidade, como era o caso da Toyota.

Uma das críticas mais frequentes aos modelos da Toyota é precisamente o sistema de info-entretenimento e conetividade. Para além de um sistema pouco prático e intuitivo, que se deixa ficar para trás face ao que a concorrência já oferece, o facto de não disporem até então de Apple CarPlay e Android auto era talvez a maior falha.

Agora, finalmente, parece que a Toyota se rendeu à conetividade. A marca japonesa só dotou os seus modelos com o sistema Apple Carplay e Android Auto em unidades com produção de 2020. O Toyota Corolla Touring Sports que ensaiámos já este ano, produção de 2019, ainda não incluía qualquer um destes sistemas. No entanto, já pudemos testar ambas as conetividades Apple CarPlay e Andoid Auto ao volante do novo Toyota C-HR.

Tal como na maioria dos construtores, o sistema funciona com ligação do smartphone por cabo e funciona em fullscreen, permitindo operar várias aplicações. As fotos são do sistema em funcionamento no novo Toyota C-HR.

Dados preocupantes

Afinal, os acidentes rodoviários por distração, incluindo os provocados pelo uso do telemóvel ao volante, são responsáveis por 32% dos desastres nas autoestradas portuguesas. Para além disso os portugueses estão entre os condutores que mais utilizam o telemóvel enquanto conduzem (74%), incluindo o recurso ao sistema mãos livres. Quem o diz é o estudo “Global Driving Safety Survey”, desenvolvido pela Liberty Seguros e que teve a colaboração da Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), e que abrangeu 5004 condutores europeus e 3006 norte-americanos.