Renault Mégane renovado com versão híbrida plug-in

A Renault acaba de renovar toda a gama Mégane. Agora mais tecnológico que nunca, tudo ao serviço do prazer da condução, trazendo consigo ainda uma versão híbrida plug-in.

Meses depois das apresentações dos novos Clio, Captur e ZOE, a marca gaulesa renova o também bem-sucedido Renault Mégane. 25 anos depois da sua primeira aparição ao mundo continua a ser um dos modelos mais vendidos da marca francesa, com sete milhões de unidades vendidas.

A Renault apresenta, assim, a quinta geração do Renault Mégane que traz consigo uma renovação completa em todas as versões. Para além disso, uma nova motorização híbrida plug-in. Tudo disponível a partir do verão de 2020.

Renovado e com mais tecnologia

À semelhança dos modelos Clio, Captur e ZOE, o novo Mégane integra o painel de instrumentos digital de 10.2”, tal como o sistema de multimédia EASY LINK de 9.3” disposto verticalmente ao centro do tablier. Além desse, novos sistemas de ajuda à condução passam a estar disponíveis. É o caso do sistema de assistência em trânsito e autoestrada, uma tecnologia de condução autónoma de nível 2, também já disponível nos novos Clio e Captur.

Também a par desses dois modelos, o exterior do novo Renault Mégane passa a adoptar uma silhueta ainda mais elegante com a introdução dos novos projetores LED “Pure Vision”, reforçando as linhas dinâmicas que o caracterizam. 

Renault Megane vista interior

Novo Mégane E-Tech Plug-in

A maior novidade do novo Mégane é a nova motorização híbrida plug-in de 160 cv, com tecnologia de recuperação de energia inspirada pelo conhecimento da Renault na Fórmula 1

O novo Renault Mégane E-TECH Plug-in vem dotado de um motor de 4 cilindros de 1.6 l de nova geração, acompanhado por dois motores elétricos e uma caixa de velocidades multimodo, sem embraiagem. A bateria é de 9,8 kWh (400V) e permite circular de forma 100% elétrica, até uma velocidade de 135 km/h. É ainda possível percorrer até 50 km em ciclo misto e até 65 km em ciclo urbano (ambos sobre regulamento WLTP).

Além disso, e independentemente do nível de carga da bateria, o novo Renault Mégane E-TECH Plug-in utiliza sempre o motor elétrico no arranque, o que permite tirar o melhor rendimento no arranque refeltindo-se nos consumos.

Esta motorização irá estar disponível aquando do lançamento do novo Mégane Sport Tourer e, em seguida, também na Berlina.

Renovação nas versões desportivas

A par com o que aconteceu no Clio, a versão GT Line passa a denominar-se R.S. Line, que traz consigo uma imagem mais desportiva, tanto no exterior como no interior.

Nas versões mais desportivas, destacam-se o Mégane R.S. e o Mégane R.S. Trophy, que se apresentam em versões ainda mais “picantes”. 

Sob o capot do Mégane R.S. encontramos um motor 1.8 l turbo de injeção direta, com 300 cv (220 kW), tal como na versão atual do “Trophy”. O mesmo que equipa também o Alpine A110, e que viu crescer o binário para 420 Nm (mais 30 Nm que na versão atual) na versão equipada com caixa de velocidades EDC, e 400 Nm para os de caixa manual.

Renault Megane RS vista dianteira

Já o Renault Mégane R.S. Trophy foi pensado para as pistas e diferencia-se pelo chassis “Cup” exclusivo para esta versão, adoptando um diferencial mecânico Torsen® com autoblocante. Os amortecedores e molas de suspensão viram a rigidez aumentadas em 25 e 30%, respetivamente, enquanto a barra estabilizadora tem uma taragem incrementada em 10%.

Chega no verão de 2020

A Renault ainda não divulgou os preços para o novo Renault Mégane, no entanto estará disponível para comercialização já no verão de 2020.