Estes são os 7 finalistas do “Car of the year” 2020

Um destes sete finalistas será o “Carro do ano” 2020. O resultado da votação dos 60 jurados será conhecido no próximo dia 2 de março em Genebra.

O “Car Of The Year“, também conhecido por COTY, é um prémio atribuído por um júri composto por um grupo de jornalistas automóveis de toda a Europa. O objetivo é eleger o melhor automóvel em venda nos doze meses precedentes à data em que é atribuído o título, não existindo classes, segmentos ou outras sub-divisões, saindo da votação um, e apenas um vencedor.

Em 2020 o júri do Carro do ano é composto por 60 jurados representando 23 países. De uma forma geral, países como a França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido que representam vários construtores, têm seis membros cada um, enquanto os restantes países têm menos jurados. Portugal é representado com dois jurados, os nossos colegas Francisco Mota e Joaquim Oliveira.

COTY 2020 FINALISTAS

O ano passado, e contra todas as expectativas, o Jaguar I-Pace acabou por ser o finalista, numa estreia absoluta da marca inglesa. Foi a segunda vez que um carro 100% elétrico venceu este galardão. Ainda que não esteja ao alcance da maioria, dado o seu elevado preço, o Jaguar I-Pace reuniu, em 2019, o maior número de votos por entre os 60 membros do júri do Carro Internacional do ano em 23 países.

Os sete magníficos (finalistas)!

Entre os sete finalistas do “Car of the Year 2020”, voltam a constar dois modelos 100% elétricos – Porsche Taycan e Tesla Model 3. Uma vez mais pouco prováveis de conseguir bater os restantes por não se encontrarem dentro do segmento mainstream.

O resultado final, no entanto, poderá uma vez mais ser o menos esperado, surpreendendo tudo e todos.

Para além dos dois modelos já referidos, Porsche Taycan e Tesla Model 3, também o BMW Série 1, o Peugeot 208, o Renault Clio, o Toyota Corolla e o Ford Puma fazem parte da lista dos sete finalistas a concurso.

Luta francesa, Renault vs Peugeot

Os dois citadinos mais falados do momento estão também eles na corrida a carro do ano. O Renault Clio foi o responsável por duas vitórias, das seis que a marca já totaliza. A Peugeot soma cinco vitórias mas sempre com modelos de segmentos superiores. Será o “pequeno” 208 a empatar as contas entre os dois construtores franceses?

Renault Clio 1.0 TCe – Na corrida ao topo

A Renault apresentou no ano passado em solo português a quinta geração do Renault Clio, o modelo de maior sucesso da marca francesa e que é líder absoluto em solo português.

Read more

Peugeot 208 – Uma caixinha de (boas) surpresas

Candidato ao Carro do Ano 2020, o novo Peugeot 208 revela boas surpresas no que toca a dinâmica de condução e consumos.

Read more

Os sete finalistas foram encontrados de uma lista de 30 candidatos mais abrangente. Nela constavam o Audi e-tron, os BMW Z4, X6 e X7, o DS 3 Crossback, o Kia e-Soul, os Mazda 3 e CX-30, os Mercedes-Benz CLA e EQC, o Nissan Juke, o Opel Corsa, o Porsche 911, o Range Rover Evoque, os Renault Captur e Zoe, os Skoda Kamiq e Scala, o Subaru Forester, os Toyota Camry, RAV4 e Supra e ainda o Volkswagen T-Cross. Em comum estes modelos têm o facto de estar à venda no momento ou antes do final do ano, em cinco ou mais mercados europeus.

A primeira fase determina os sete finalistas e é conhecida desde o dia 25 de novembro de 2019. O vencedor do “Car of the year 2020” será conhecido, como habitualmente, na véspera de abertura do Salão Internacional de Genebra, a 2 de março.