O maior dos Kia renova-se em Genebra

A marca sul-coreana acabou por revelar o seu maior SUV antes do previsto. O Kia Sorento chegará com mais espaço, mais qualidade e com versão híbrida.

O Kia Sorento é um dos pilares da estratégia global da Kia, tendo registado mais de três milhões de vendas em todo o mundo desde que foi lançado, em 2002. Ao vivo só o conheceremos na próxima semana durante o Salão Automóvel de Genebra, mas o construtor já revelou alguns dados e fotos sobre a quarta geração do SUV global de topo de gama da Kia Motors Corporation.

Entretanto, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Kia anunciaram uma parceria válida para os próximos dois anos que inclui o patrocínio à Liga BPI, a principal prova nacional de futebol feminino, e à Seleção Nacional de futebol virtual (3ª no ranking FIFA).

A mais recente adição à revigorada gama de SUV da marca é também o primeiro modelo com base na plataforma SUV de nova geração de média dimensão da Kia. O novo Sorento eleva os padrões do segmento em versatilidade, oferecendo espaço comparável ao de veículos de maior dimensão. É verdade, ainda há maior que o Kia Sorento. O novo modelo representa ainda a estreia de motorizações híbridas na gama Sorento.

Revelação precoce

Depois dos teasers que já haviam sido revelados, a Kia acaba por revelar antecipadamente algumas fotografias desta nova geração do Sorento, o modelo de grandes dimensões com 7 lugares. Esteticamente o novo Kia Sorento acaba por revelar linhas mais vincadas onde são percetíveis os mais de 2,8 m de distância entre eixos. Na frente destaque para a grelha “tiger nose” e os faróis, muito provavelmente full-LED com assinatura. A distância entre eixos também foi aumentada o que deixa prever maiores cotas de habitabilidade.

Se a anterior geração já se destacava por um elevado nível de espaço e qualidade a bordo, esta quarta geração parece revolucionar. Aproximando-se do segmentos premium, como aliás acontece com outros modelos do construtor, o interior assume uma nova disposição.

De perfil, conseguem-se encontrar algumas semelhanças com a Kia Proceed, principalmente no que diz respeito à moldura dos vidros. Na traseira surgem novas óticas verticais com um estilo “americanizado” onde se destaca imponência e dimensões avantajadas. É possível ainda observar a insígnia AWD, o que deixa antever uma versão de tração integral também nesta nova geração.

Híbrido mas não só

Tudo indica que o Sorento receba o bloco 1.6 T-GDi proveniente de outros modelos como o Kia Niro, e o combine com um motor elétrico, neste caso com aproximadamente 60 cv, para uma potência combinada de 230 cv.

Kia renova SUVs – Sportage e Niro com atualizações

A Kia renovou os SUV Sportage e Niro apostando em equipamento, estilo e soluções híbridas únicas segundo a marca. Os agressivos preços destinam-se a empresas

Ler mais

Para além deste, e dado o segmento em que se insere o Kia Sorento, seria um “tiro no pé” não disponibilizar uma motorização Diesel. Essa função estará a cargo do bloco 2.2 l com uma potência superior à anterior geração em apenas dois cavalos, ascendendo assim aos 202 cv.

Mantendo a estratégia de eletrificação da marca sul-coreana, estará também prevista uma versão híbrida plug-in para mais tarde.

Aguardamos mais uns dias até conseguirmos ver “ao vivo” o novo Kia Sorento, já na próxima semana no Salão Automóvel de Genebra.