Inevitável. Salão de Genebra é cancelado

O governo suiço acaba de decretar a proibição da realização de eventos de reúnam mais de mil pessoas e o inevitável acontece. O Salão de Genebra é cancelado

Depois de vários rumores ao longo das últimas semanas sobre o risco do cancelamento do Salão Automóvel de Genebra deste ano devido ao Coronavírus, eis que o inevitável acontece. O governo suiço avança com uma proibição da realização de qualquer evento que reúna mais de 1000 pessoas, o que naturalmente abrange o salão helvético.

Com efeitos imediatos e pelo menos até dia 15 de março, a decisão do governo aplica-se numa altura em que a Suiça confirmou os primeiros casos positivos de infetados com o Coronavírus (COVID-19). Por outro lado, a região mais afetada em Itália, a norte do país, fica a pouco mais de duas horas de distância da cidade helvética.

O Salão Automóvel de Genebra estava marcado para abrir portas no próximo dia 5 de março, estando os dias de imprensa marcados para 3 e 4 de março e anualmente reúne mais de 500 mil visitantes ao longo dos ceca de dez dias do Salão.

capa gims

Estreias por revelar

Com várias estreias mundiais e europeias, importantes entre as cerca de 90 novidades, algumas delas já reveladas como o Hyundai i20 ou o DS 9, o cancelamento do Salão de Genebra acontece num altura em que os Salões Automóveis atravessam uma fase complicada. Depois da ausência de vários construtores ao longo dos últimos dois anos, agora é o Coronavirus a afetar a realização do Salão a três dias da abertura à imprensa.

No comunicado oficial, os responsáveis pela Palexpo e pelo Salão lamentam o sucedido garantindo que o valor de todos os bilhetes adquiridos irá ser devolvido. A organização comunicará em breve através do seu site a forma de o fazer.

Lamentamos esta situação, mas a saúde de todos os participantes é a nossa principal prioridade. Este é um caso de força maior e uma tremenda perda para os fabricantes que investiram maciçamente na sua presença em Genebra. No entanto, estamos convencidos de que eles entenderão esta decisão que nos é alheia.

Maurice Turrettini, Presidente do Conselho da Fundação

O mesmo não acontece com os expositores que a três dias do evento já contam com praticamente todo o largo investimento feito. Entretanto está marcada uma sessão com alguns esclarecimentos às 12h30.

A cerimónia de revelação e entrega do prémio “Car Of The Year 2020“, marcada para o próximo dia 2 de março, muito provavelmente também irá sofrer alterações, não havendo ainda informações adicionais quanto à localização ou eventual cancelamento.

Resta-nos saber quais os planos de cada uma das marcas para revelar aquilo que estava guardado para a próxima semana no certame suíço. Uma coisa é certa, na nossa página dedicada ao Salão poderá saber e acompanhar todas as novidades que vão ser entretanto reveladas.

Genebra 2020

A 90ª edição do Salão Automóvel de Genebra acabou por ser cancelada, mas as novidades do mundo automóvel mantiveram-se e foram reveladas na sua maioria online.

Ler mais