O novo SUV Peugeot 2008 já chegou!

A Peugeot acaba de lançar o novíssimo Peugeot 2008, agora totalmente renovado e a par com as mais recentes novidades do construtor como o i-cockpit 3D.

Num segmento cada vez mais diverso e repleto de boas ofertas, é cada vez mais difícil destacar-se da concorrência. E é com esse intuito que a Peugeot renovou o 2008, tornando-o um símbolo da irreverência e estilo futurista, que promete tudo para continuar a ser um sucesso de vendas na Europa.

Peugeot 2008 vista em estrada

O recém chegado Peugeot 2008 trouxe consigo não só uma silhueta renovada mas também muitas outras novidades que prometem fazer dele uma referência no segmento. Parte disso reflete-se no reposicionamento deste modelo, que passou agora a fazer parte do segmento B-SUV, ao invés de um crossover como na geração precedente.

Para todos os gostos

O novo Peugeot 2008 assenta na plataforma CMP (Common Modular Platform) do Grupo PSA – partilhada com outros modelos do grupo, como o DS3 Crossback ou o Peugeot 208 -, e está disponível numa gama de quatro níveis de equipamento (Active, Allure, GT Line e GT) e três tipos de motorizações: gasolina, Diesel ou 100% elétrico (este último com entregas a partir de abril de 2020).

O exterior adoptou uma silhueta mais musculada, à semelhança do mais recente 208, com faróis LED e luzes diurnas em formato de “garra de leão” (de série ou opcional, consoante a versão). As linhas da carroçaria convergem para uma traseira de cintura elevada quase ao estilo coupé, onde o grupo ótico é também ele em formato “3 garras”, interligados por uma faixa negra.

E se o Peugeot 2008 cresceu em tamanho no exterior – é 14 cm mais comprido que o modelo anterior, agora com 4,34 m de comprimento e uma distância entre eixos de 2,60 m – isso reflete-se também no seu interior, vendo o espaço crescer para ampliar o conforto a bordo. A bagageira conta ainda com 434 l de capacidade.

O interior é muito semelhante – ou mesmo igual – ao do 208, com especial destaque para o iCockpit® 3D, estreado pelo mesmo, e para o sistema de info-entretenimento colocado ao centro do tablier. Em conjunto tornam o ambiente a bordo mais tecnológico, aliado às inúmeras ajudas à condução e sistemas de segurança herdados dos segmentos superiores.

Motores e equipamento

Como referido anteriormente, o novo Peugeot 2008 está disponível em quatro níveis de equipamento distintos: Active, Allure, GT Line e GT, com motorizações a gasolina, Diesel e 100% elétrico.

Em termos de motorizações, o novo 2008 dispõe de motores a gasolina de três cilindros e 1.2 l PureTech de 100, 130 ou 155 cv (este último exclusivo para a versão GT). Todos eles com opção de uma caixa manual de seis (CVM6) ou automática de oito relações (EAT8). 

Para a motorização Diesel, estão disponíveis os BlueHDI de quatro cilindros e 1.5 l, na variante de 100 cv com caixa manual CVM6 ou na versão de 130 cv acoplado a uma caixa automática EAT8

Peugeot 2008 8

Mas o destaque vai ainda para a disponibilidade de uma terceira motorização 100% elétrica, disponível em qualquer versão de equipamento denominada e-2008. Dotado de um motor de 136 cv (100 kW) e 260 Nm de binário disponíveis de imediato, o e-2008 é alimentado por uma bateria de 50 kWh. É possível alcançar uma autonomia de até 320 km – acompanhada de oito anos de garantia ou 160.000 km para 70% da sua capacidade de carga.

Os tempos de carga são de 16h para uma carga completa (com tomada GreenUp™ Legrand®). Entre cinco e oito horas com recurso a Wallbox (trifásica de 11 kW ou monofásica de 7,4 kW) e 30 minutos para recuperação de 80% de energia através de carregador público de 100 kW.

É ainda possível programar a carga do e-2008 através da app MyPeugeot® ou do ecrã do sistema de info-entretenimento. Este permite consultar o estado da carga ou até mesmo iniciar ou parar a carga a qualquer momento.

Já disponível

O novo Peugeot 2008 já está disponível para entrega em Portugal. Os preços a começam nos 21 500 euros para a versão de entrada “Active” com motor 1.2 PureTech 100 CVM6.

Já o Peugeot e-2008 só chega em abril, mas pode já ser encomendado. Os preços começam nos 36 600 euros (também para a versão Active).

Pessoalmente, fiquei imediatamente conquistado e surpreendido pela aparência e pelas sensações dinâmicas do nosso novo SUV PEUGEOT 2008. É simplesmente arrebatador!

É uma experiência de liberdade incrível e uma experiência de condução genuinamente PEUGEOT. Tem tudo a ver com a nossa visão de um futuro excitante, onde o prazer de condução permanece intacto. 

A gasolina, Diesel ou 100% elétrico, é só escolher a versão que melhor se adequa às necessidades de cada um. O novo SUV PEUGEOT 2008 é um verdadeiro parceiro para o dia-a-dia, com tecnologias altamente vantajosas e um conjunto de serviços que tornam a vida mais fácil. 

Acima de tudo, é pura diversão de que todos podemos desfrutar.

Jean-Philippe IMPARATO, Diretor Geral da PEUGEOT