Iniciativa do Clube Escape Livre é destaque na RTP

Uma das iniciativas do Clube Escape Livre para 2020 é a de “dar neve a lisboa”. Todo o antigo processo será recriado de forma a fazer chegar a neve a Lisboa.

Foi no programa Portugal em direto da RTP que pudemos ver a interessante peça do jornalista Jorge Esteves sobre a inédita iniciativa do Clube Escape Livre para este ano, ” Dar neve a Lisboa”. A recriação da tradição secular do transporte de neve (gelo) da Serra da Estrela para Lisboa, e que outrora permitiu que os reis pudessem saborear gelados ou bebidas frescas nos meses mais quentes.

A divulgação ocorreu durante a apresentação do calendário de atividades do Clube Escape Livre, no passado dia 23 de janeiro no Cine Place do centro comercial La Vie da Guarda. Também no site da RTP é possível dar conta do destaque que a iniciativa mereceu, bem como em outros órgãos de comunicação social.

Usando como matéria prima a neve da Serra da Estrela, tinham que entregar em Lisboa entre 450 a 600 kg por dia entre o 1 de maio e o último dia do mês de setembro, para sua majestade “tomar a neve”. Vamos fazer novamente algo que começou à 400 anos atrás com a neve da Serra da Estrela.

Fernando Carvalho Rodrigues, cientista

Vamos recriar o processo todo. Vamos tirar a neve do local a 8 de agosto e transportá-la em veículos 4×4 até à Moita, onde essa neve embarca nos barcos da marinha do Tejo até ao Cais da Coluna, onde será desembarcada.

Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre

Para além desta inédita iniciativa a decorrer no próximo mês de agosto, o Clube Escape Livre avançou com 14 atividades a desenvolver este ano, das quais sete de todo terreno, quatro de cariz desportivo ou competitivo e dois dedicados aos Clássicos. Na apresentação estiveram presentes algumas entidades e parceiros institucionais e empresariais.

Na apresentação estiveram ainda o historiador Joel Cleto, responsável do programa “Caminhos da História” no Porto Canal, que volta a ser parceiro do clube, agora na descoberta da história e da presença portuguesa em Marrocos. Também o professor Carvalho Rodrigues, que gizou com o Clube Escape Livre o evento “Dar neve a Lisboa”, a divulgar posteriormente, e ainda Pedro Tavares e António Fernandes, do Nerga, dada a colaboração entre as duas associações para a realização da Nermotor 2020, em maio.

Clube Escape Livre reforça aposta em 2020

Foram apresentadas as atividades do calendário do Clube Escape Livre para 2020. Para além dos clássicos eventos todo terreno, outras novidades no asfalto…

Ler mais