Dakar. Perdemos um dos melhores!

Paulo Gonçalves deixou-nos a fazer aquilo que mais gostava. Ao volante da sua mota o piloto Português não resistiu a uma queda na sua 13ª participação no Dakar

O piloto português Paulo Gonçalves, perdeu a vida durante a 7ª etapa da edição 2020 da mais dura prova do mundo. Era a sua 13ª participação, e era um dos 11 portugueses em prova, o mais experiente no Dakar.

Depois de vários contratempos, típicos do Dakar, mas sem nunca baixar os braços, o piloto Português, natural de Esposende, chegou a ser considerado fora de prova pela organização. Problemas mecânicos na sua Hero faziam prever uma desistência mas Speedy, como era também conhecido, substituiu o motor em pleno deserto, conseguindo terminar a etapa e obrigando a organização a corrigir a anterior informação de desistência. Segundo amigos e conhecidos, este era o espírito que o caracterizava.

Paulo Gonçalves Dakar2020 2

Foi após o dia de descanso, e uma vez mais confiante para a segunda semana de Dakar, que Paulo Gonçalves sofreu o acidente fatal, ao km 276 da 7ª etapa, entre Riade e Wadi-al Dawasir. Quando a equipa médica chegou ao local encontrou o piloto Português inconsciente e em paragem cardio-respiratória. Foi levado para o hospital de Layla, Arábia Saudita, onde foi declarada a sua morte.

Palmarés invejável

Nas motas não havia como ele. Era um dos melhores pilotos Portugueses. Estreou-se no Dakar em 2006 onde participou por 12 vezes. Terminou quatro vezes no top 10 e em 2015 alcançou um 2º lugar à geral. Foi dos poucos pilotos a participar no Dakar em África, na América do Sul, e agora na Arábia Saudita. Quatro vezes campeão nacional de Enduro, dez vezes campeão nacional de Motocross e seis vezes campeão nacional de Supercross. Foi ainda campeão mundial de todo-o-terreno em motos em 2013, depois de vencer o Rali de Marrocos.

Este vídeo mostra a força e determinação de Paulo Gonçalves

Na sua página de Instagram, e na última publicação que fez, Paulo referiu os problemas que teve na primeira semana mas mostrava-se animado e confiante para continuar.

O Escape Livre endereça as mais sentidas condolências à família e amigos de Paulo Gonçalves. Até sempre campeão!