Volvo instala tela inédita purificadora de ar, em Portugal

Com uma tela publicitária com capacidade de purificar o ar equivalente a 230 árvores, a Volvo Portugal dá mais um passo no seu plano ambiental.

A Volvo Car Portugal foi pioneira na instalação de uma tela que combate a poluição atmosférica por NOX e CO2. A tecnologia tem sido desenvolvida nos últimos anos tendo já sido utilizada em campanhas nos Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Espanha. Surge agora, pela primeira vez, numa campanha “outdoor” de grande formato em Portugal, mais exatamente no Porto (Boavista/Rua 5 de Outubro).

A tela tem um tratamento de dióxido de titânio o qual, ao receber a luz do sol e dos projetores, ativa um processo de foto catálise que desintegra até 85% de elementos poluentes na atmosfera em contacto com a tela. Estes contribuem para o efeito estufa como: o dióxido de nitrogénio (NO2), dióxido de enxofre e compostos orgânicos voláteis. Esta redução será o equivalente ao obtido com, aproximadamente, 230 árvores durante o mesmo período durante o qual a tela estiver afixada (três meses). O tratamento de dióxido de titânio utilizado na tela está homologado pela Associação Ibérica de Fotocatálise.

Para além disto, as cintas utilizadas para a fixar são de material reciclável, o que permitiu a reciclagem de aproximadamente 75 garrafas (tamanho 1,5 l) plásticas de água.

Após a campanha, a tela será transformada no âmbito de um programa de responsabilidade sócio ambiental em diversos artigos, desde sacos, a acessórios de moda e em reutilizações com fins industriais.

Mais uma prova que na Volvo não fazemos apenas “bom marketing”, não dizemos que queremos ajudar a salvar o planeta, queremos efetivamente assumir o nosso papel nesse movimento e estamos verdadeiramente focados em fazer algo. Muitos vão dizer que será uma gota de água no oceano, é verdade, mas se todos fizerem a sua parte, um pouco do que está ao seu alcance, juntos podemos mudar o mundo. Espero que seja o mote, o exemplo, o pontapé de saída para que mais e mais empresas se juntem a nós neste movimento pelo planeta.

Aira de Mello – Diretora de marketing e comunicação da Volvo Car Portugal. 
Tela publicitária Volvo

Plano ambiental faseado até 2040

Recorde-se que em outubro a Volvo Cars apresentou o seu plano ambiental, tendo como objetivo a redução da sua pegada de emissões de carbono em 40% entre os anos de 2018 e 2025. Um objetivo concreto que se insere num plano mais amplo: ter impacto climático neutro em 2040.

O plano da Volvo Cars não inclui apenas a redução das emissões de escape até 2025. Pretende igualmente a redução de 25% das emissões relacionadas com a cadeia global de fornecimento, utilização de 25% de plástico reciclado em cada novo automóvel e redução de 25% nas emissões geradas pelas operações globais de produção e logística.

Gama híbrida completa

Como tema deste outdoor a Volvo escolheu “Mude para um hibrido Plug In da Volvo. Se cada um fizer a sua parte juntos mudamos o mundo”. A marca sueca foi a primeira a apresentar uma solução hibrida/eletrificada para todos os modelos da sua gama.

No prazo de cinco anos a empresa quer ter 50% do total das suas vendas mundiais em versões eletrificadas, o que representa uma redução de 50% das emissões por automóvel entre os anos de 2018 e 2025. Recordamos que depois da gama 90 e 60, a Volvo apresentou recentemente duas versões eletrificadas do seu mais pequeno SUV, o XC40. A versão híbrida plug-in, denominada de T5 plug-in hybrid, e o Volvo XC40 Recharge, o primeiro modelo 100% elétrico do construtor.

A Volvo Cars foi o primeiro construtor automóvel tradicional a anunciar o compromisso total com a eletrificação e uma substituição dos automóveis com apenas um motor a combustão.