TOP 5. Os melhores 4×4 que testámos em 2019

Dos modelos 4×4 que ensaiamos este ano estes destacaram-se pelas capacidades fora de estrada, impressionando de uma forma ou de outra. Os cinco magníficos:

Afinal o todo terreno não só nos está nos genes, como também está na génese do Clube Escape Livre, que em 1990 estreou-se na organização do primeiro passeio todo terreno monomarca em Portugal. Desde então já lá vão quase 30 anos de eventos todo terreno, mas não só.

Ao longo destes anos foram muitos os construtores que já trabalharam com o Clube Escape Livre na realização de eventos fora de estrada. Alguns monomarca, como a Rota Histórica, exclusiva para modelos Land Rover, o BMW X Experience para modelos X da marca bávara, ou a
Aventura Dacia e o Mercedes-Benz 4MATIC Experience, mas também vários multimarca. No total, já são mais de 15 marcas que depositaram a confiança no nosso trabalho. Destas, destacamos a Land Rover, a Skoda, a Audi, a BMW, a Fiat, a Dacia, a Mercedes-Benz, a Volvo, a VW, a Ford, a Jeep, a Hyundai, a Suzuki, entre outras. Curiosamente, só um dos modelos que aqui destacamos nunca foi alvo ou protagonista de um evento do Clube Escape Livre, mas não é tarde, até porque o modelo se encontra em muito boa forma para garantir muitos mais anos de vida.

Todos os anos percorremos alguns milhares de quilómetros não apenas nos eventos mas, e acima de tudo, na preparação e descoberta dos melhores trilhos. É muitas vezes nesse trabalho que aproveitamos para testar os mais diversos, e atuais, modelos 4×4. Os anos de experiência levam-nos a desafiar cada modelo de forma a avaliar as suas capacidades fora de estrada. Ângulos, tração, conforto, robustez, tudo acaba por ser posto à prova.

É assim que surge este TOP 5 dos melhores 4×4 que ensaiamos ao longo do ano de 2019. Estes destacaram-se pelas capacidades em sair fora de estrada, impressionando pela forma como nos levaram bem para lá do asfalto e nos proporcionam momentos inesquecíveis de pura aventura e adrenalina.

Afinal, apenas 0,2% do planeta Terra está alcatroado!

Estes são os nossos cinco magníficos de 2019.

1º – Suzuki Jimny

Abrimos o ano logo em grande com o pequeno mas destemido Suzuki Jimny. Fiel ao chassis de longarinas e travessas, o modelo surpreendeu pela capacidade de progressão fora do asfalto, que lhe atribuíram logo o lugar como um dos melhores 4×4. Os pneus mais estreitos e o baixo peso ajudam mas a agilidade do Jimny vai bem para lá do que imaginávamos. Sem demasiadas eletrónicas, o Suzuki Jimny é um companheiro fiel e que vai onde for preciso, nem que para isso se tenha que usar a caixa de redutoras com comando manual, bem à antiga. Com ângulos de todo terreno de humilhar alguns bem maiores e mais caros, o Suzuki Jimny é a prova de que o tamanho… não importa! É pequenino, mas está nos melhores!

2º – Jeep Wrangler Rubicon

O modelo dispensa apresentações, mas foi totalmente renovado. O Jeep Wrangler manteve todos os atributos de referência como as fortes capacidades todo terreno, e melhorou em todos aqueles que eram criticáveis. O novo motor 2.2 l bem como a caixa automática de oito velocidades foram uma evolução imprescindível. Na versão Rubicon o Wrangler deixou-nos de queixo no chão pela indiferença com que foi transpondo todos os obstáculos e desafios que lhe propusemos. Tem características únicas como a carroçaria desmontável, ou nesta versão, os diferenciais eletrónicos e a barra estabilizadora desconetável, para além dos pneus específicos. Um brinquedo para gente grande!

3º – Mercedes-Benz G350

É, indiscutivelmente, um ícone da indústria automóvel e que já nada tem a provar a ninguém. O Mercedes-Benz G 350 d foi um dos ensaios que mais recordamos, pois não é todos os dias que podemos pôr à prova as capacidades todo terreno de um Classe G. Falamos por exemplo dos três bloqueios dos diferenciais, mas não só… As aptidões são de tal forma natas, que raramente é preciso recorrer à eletrónica, ainda que esta seja capaz até de o desenterrar de uma duna!  A posição de condução e a sensação de invencíveis que temos ao volante do G é única e indescritível, para além de um conforto mergulhado no luxo e na tecnologia. Que saudades daquele bater de porta!

4º – Ford Ranger Raptor

O que dizer do ensaio que mereceu destaque na capa da última edição da ELM? Foi talvez a melhor surpresa do ano e que entrou diretamente para a lista dos melhores 4×4 de 2019. A Ford Ranger Raptor finalmente chegou à Europa, e a espera valeu a pena. Durante o nosso ensaio nem queríamos acreditar naquilo que estávamos a experienciar. As suspensões FOX Racing são inacreditáveis e quanto mais quentes melhor trabalham. A carroçaria mantém-se sempre paralela à estrada, seja qual for o andamento. O chassis é muito controlado, apesar das dimensões imponentes, e não faltam sequer uns bancos desportivos para “brincar” aos ralis. Passam-se horas ao volante deste “pequeno” monstro sem pinga de suor dada a facilidade com que se deixa levar sem nos castigar as costas.

5º – Toyota Land Cruiser

Se o primeiro ensaio aos melhores 4×4 foi nos primeiros dias de janeiro, o Toyota Land Cruiser preencheu-nos os últimos dias de 2019. Em plena passagem da tempestade Elsa, nada parou o Land Cruiser. Durante dois dias percorremos trilhos na busca de desafios para o mítico modelo da Toyota que esteve sempre indiferente a qualquer desafio garantindo acima de tudo bons níveis de conforto e uma robustez atroz. Nascido para fins militares, enfrenta qualquer dificuldade, até as mais extremas. Está equipado com soluções que não encontramos em mais nenhum dos modelos aqui destacados. Água, subidas e descidas acentuadas, areia, lama, troncos de árvores, tudo serviu para testar todos os modos de condução e capacidades fora de estrada deste 4×4. Até nos consumos este “mamute” do fora de estrada nos surpreendeu. Um ensaio que também conta um pouco da interessante história do modelo.