Mercedes-Benz GLA reinventa-se em nova geração

O novo Mercedes-Benz GLA está no mercado nacional na primavera e chega maior, mais tecnológico e com um aspeto mais SUV. Para já, dois motores a gasolina.

O Mercedes-Benz GLA chegou pela primeira vez em 2014, vendendo mais de um milhão de unidades. O modelo inicialmente construído como crossover renasce agora com o estatuto de SUV, não fosse este um segmento importante para a marca. O novo Mercedes-Benz GLA chega ao mercado nacional na próxima primavera.

O modelo cresceu e tem agora mais dez centímetros que o antecessor, com 1611 mm (1616 com barras do tejadilho). As cavas e o maior diâmetro das rodas, desde 17 a 20″, resultam numa distância ao solo superior (143 mm / +9 mm).

Interior tecnológico

No interior, o painel de instrumentos apresenta uma geometria simples, que inclui o novo interior do construtor, caracterizado pelos dois ecrãs. O lado do condutor é dominado pelo ecrã independente, disponível em três versões: com dois ecrãs de 7″ (17.78 cm), com um ecrã de 7″ e outro de 10.25″ (26 cm) e, na versão Widescreen, com dois ecrãs de 10.25″.

O sistema de informação e de entretenimento de operação intuitiva MBUX (Mercedes-Benz User Experience) é oferecido de série e controla computador, os ecrãs e os gráficos, a apresentação personalizável, o ecrã head-up display totalmente a cores, o sistema de navegação com realidade aumentada, o software de aprendizagem e o controlo por voz ativado com a instrução “Olá Mercedes”, tal como já acontece com os restantes modelos renovados recentemente.

A posição dos bancos subiu ligeiramente, há maior espaço para a cabeça na primeira fila de bancos e para as pernas no banco traseiro. O piso do compartimento de bagagens é ajustável em altura e pode ser criada uma área de carga praticamente plana desde os bancos dianteiros.

Mercedes Benz GLA 2020 7

Apoio à condução com tudo o que é preciso

O pack de assistência à condução do novo Mercedes-Benz GLA inclui a função de manobra de desvio, a função de corredor de emergência e a função de aviso de saída, que alerta o condutor sobre ciclistas ou veículos em aproximação. Integra ainda o assistente ativo de distância Distronic, assistente ativo da direção com destrancamento automático e ativação de uma chamada SOS, e assistente ativo de mudança de faixa de rodagem. Inclui ainda, entre outros, o assistente ativo de limite de velocidade e reconhecimento de sinais de trânsito, assistente ativo de ângulo morto, sistema PRE-SAFE PLUS que deteta um potencial impacto na traseira do veículo e reforça a ação dos travões do veículo.

O controlo de conforto Energizing combina vários sistemas, desde a iluminação, opções de massagem, ângulo dos bancos e programas de revitalização. O Energizing Coach recomenda estes programas de acordo com a situação e atua até em conjunto com o smartwatch Mercedes-Benz vivoactive® 3 ou outro dispositivo Garmin® compatível, avaliando valores como o nível de stress ou a qualidade do sono do ocupante, para melhorar a precisão da recomendação.

O Mercedes-Benz GLA é o primeiro modelo da sua classe a ser equipado com uma função de lavagem do veículo, já incluído no GLS. O sistema recolhe espelhos, fecha vidros laterais e teto deslizante, e desliga sensor de chuva. As configurações são repostas ao acelerar a mais de 20 km/h.

Um SUV de cidade que pode ir para o terreno

O Mercedes-Benz GLA pode ser opcionalmente equipado com o sistema de tração integral permanente 4MATIC. O sistema de tração integral é usado com o Dynamic Select para influenciar as características do sistema 4MATIC, estando disponíveis três modos: “Eco/Comfort”, “Sport” e “off-road”.

Os modelos 4MATIC incluem o Pack Off-Road Engineering de série, que em combinação com os faróis Multibeam LED facilitam a visualização de obstáculos em terreno irregular durante a noite. Conta ainda com o sistema Downhill Speed Regulation (DSR) para manter o controlo em descidas de declive acentuado.

O Mercedes-Benz GLA surge, para já, em duas versões: o GLA 200, equipado com o motor 1.3 l a gasolina sobrealimentado com 165 cv, e que
apresenta consumos em ciclo combinado de 5.9 5.6 l/100 km, e emissões de CO2 entre 129 e 135 g/km. Para além deste, surge o GLA 35 AMG, com o motor de 306 cv com 2.0 l turbo. Posteriormente, junta-se o híbrido GLA 250e EQ Power, que tem por base o bloco 1.3 litros com uma bateria de 15,6 kWh e autonomia elétrica de 64 km, e a versão Diesel.

Os novos motores do Mercedes-Benz GLA são também mais potentes, eficientes e com menor emissão de gases.

Mercedes-AMG GLA 35 4MATIC ainda mais emocionante

O topo de gama, para já, é o Mercedes-AMG GLA 35 4MATIC, com motor sobrealimentado de 2.0 l e quatro cilindros, que fornece uma potência de 306 cv. A potência é distribuída variavelmente às quatro rodas através da caixa de oito velocidades de dupla embraiagem e do sistema de tração integral. O AMG GLA 35 4MATIC apresenta consumos entre os 7,4 e 7,5 l/100 km e emissões de CO2 em ciclo combinado entre as 170 e 171 g/km.

As prestações dinâmicas (aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5.1 segundos) e a experiência de condução Performance destinam-se a grupos de clientes orientados para determinados estilos de vida e que procuram modelos desportivos.

Este modelo distingue-se por elementos visuais específicos, nomeadamente a grelha do radiador, as jantes de liga leve de cinco raios duplos e de 19″, os painéis das portas com aplicações em cromado prateado ou preto brilhante (opcional), o para-choques traseiro com um novo difusor, os vidros escurecidos e elementos em cromado ou preto brilhantes em diversos pontos. No interior, prima pela alta tecnologia e detalhes em vermelho, e inclui volante multifunções, ergonómico e com patilhas de mudanças no volante com revestimento galvanizado, pedais desportivos em aço inoxidável, tapetes AMG, entre outros itens.

O cliente poderá escolher entre três estilos de indicação AMG do painel de instrumentos: “Classic”, “Sport” e “Supersport”. Através do menu AMG, o condutor poderá aceder a vários ecrãs especiais como o “Warm-up”, “Set-up”, “G-Force” e “Engine Data”. A função RACE-START, equipada de série, permite a aceleração máxima do veículo a partir da condição de parado.