Bolsa de Mérito João Lopes na 5ª edição

O Clube Escape Livre, em colaboração com o IPG, volta a entregar uma Bolsa de Mérito que preserva a memória de um grande ser humano e um grande comunicador.

O Clube Escape Livre volta a oferecer, pelo quinto ano consecutivo, a Bolsa de Mérito João Lopes. Entregue a um aluno do Instituto Politécnico da Guarda, este ano a vencedora foi Natacha Fernandes.  

A cerimónia de entrega da Bolsa decorreu no dia 3 de dezembro, durante a sessão solene de abertura do ano académico 2019/2020, na Guarda. Natacha Maria Fernandes foi a aluna do curso de Comunicação e Relações Públicas com a melhor nota do seu curso, de 16.73 valores.A aluna cumpriu todos os requisitos do regulamento.

A aluna recebe o prémio monetário de 1500 euros, valor atribuído pelo Clube Escape livre. O prémio foi entregue por Beatriz Lopes, filha de João Lopes, a Handerson Engracio, em representação da aluna, por impossibilidade desta estar presente.

Incentivo para um bom exemplo

É com enorme orgulho que, pelo quinto ano consecutivo, entrego esta Bolsa de Mérito, que não só homenageia o meu Pai, um comunicador nato, como incentiva cada um dos estudantes de comunicação a serem os melhores.

Beatriz Lopes
Bolsa de Mérito João Lopes 2019

É com grande alegria que uma vez mais conferimos esta bolsa de mérito a um aluno de Comunicação e Relações Públicas que se destacou ao longo da sua formação no Instituto Politécnico da Guarda. Desejamos que esta gesto seja um bom incentivo para se destacar agora pelos melhores motivos na sua vida profissional, e que tenha sempre presentes os valores que levaram à sua criação. Votos de muito sucesso a esta aluna.

Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre

A Bolsa de Mérito João Lopes foi instituida em 2015 pelo Clube Escape Livre em colaboração com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG).

O prémio pretende não apenas honrar a memória de João Lopes, que foi colaborador e amigo do Escape Livre e figura de referência na cidade e região da Guarda. Serve também de incentivo a um início de vida profissional ou ampliação de conhecimentos académicos. Pretende-se que a comunicação seja sempre realizada com os melhores valores: Profissionalismo, honestidade, respeito, responsabilidade e transparência, muito importantes para o também comunicador e escritor.

A Bolsa de Mérito João Lopes estará novamente disponível no próximo ano lectivo, no Instituto Politécnico da Guarda.

JL
João Lopes
Sobre João Lopes:

João Oliveira Lopes faleceu a 11 de setembro de 2014, com 55 anos, vítima de um enfarte agudo de miocárdio. A amizade, a boa disposição, o espírito de família e a ligação forte aos amigos, o sentido de responsabilidade e o sentido crítico, o respeito e subtileza nas palavras, o espírito solidário foram algumas das suas principais características. Técnico Especialista de Radiologia, sempre teve estreita ligação à comunicação de rádio e escrita, tendo sido responsável por diversos programas de rádio, repórter e jornalista, diretor de programas e de recursos humanos e ainda diretor comercial. A ligação com o Escape Livre é praticamente desde o início desta organização, ao nível do programa de rádio, como co-fundador das Organizações Escape Livre, apresentador de diversas iniciativas e sobretudo como amigo. João Lopes desempenhava funções de jornalista do sector automóvel e era responsável pelo editorial da revista Escape Livre Magazine. Em 2012, tornou-se também autor de um livro, o romance “Porta da Baía.”