2019 foi um ano em cheio. Todo o resumo AQUI

Estas foram as principais atividades do Clube Escape Livre durante 2019. No total, milhares de pessoas estiveram presentes a participar ou a assistir.

Foi, sem dúvida alguma, um dos anos mais preenchidos para o Clube Escape Livre. Para além dos eventos que são já uma tradição no calendário de atividades, como a Gala SPAL, o Raid do Bucho e Outros Sabores, a Aventura Dacia, o Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, o Off Road Bridgestone ACP ou o Mercedes-Benz 4MATIC Experience, houve algumas novidades. A que mais se destacou pela originalidade e sucesso foi, claramente, a primeira edição dos Guarda Racing Days. Houve no entanto outra novidade que é para manter em 2020, o Classic Cars Tour.

Num ano preenchido com 16 atividades, entre o fora de estrada e o asfalto, aqui ficam em destaque, e em vídeo, os principais momentos de 2019.

Raid do Bucho e Outros Sabores

Foram 46 os participantes que responderam à chamada para a 10ª edição do Raid do Bucho e Outros Sabores. Um evento todo terreno, onde o Bucho é apenas o motivo para tirar os 4×4 do asfalto e conhecer melhor as tradições costumes e gastronomia da região da Guarda. O evento privilegiou uma vez mais o distrito da Guarda, culminando na aldeia de Freineda, onde o bucho foi o protagonista da festa tradicional. Na décima edição, o passeio, que contou com o novo Dacia Duster 4×4 como viatura oficial.

3º Off Road Bridgestone First Stop Marrocos

Pelo terceiro ano, e após as edições de 2016 2017, o Off Road Bridgestone First Stop Marrocos decorreu sem grandes imprevistos e com a Classe X da Mercedes-Benz a corresponder inteiramente como viatura oficial. O sucesso e a satisfação das 22 equipas levaram a que uma nova edição esteja a ser ponderada para 2020.

She’s Mercedes Off Road Experience

As condutoras Mercedes-Benz receberam um novo desafio e partiram em mais um She’s Mercedes Off Road Experience com um novo destino, a Península de Setúbal. O resultado foi uma superação, não apenas do número de inscritas, como de satisfação, reunindo 28 viaturas SUV da marca e 90 participantes.

Off Road Razão Automóvel

Foi um dia em cheio, com vários modelos SUV 4×2 e 4×4 e alguns puros todo terreno como protagonistas, tendo a natureza como tela. O Off Road Razão Automóvel, organizado pelo Clube Escape Livre para este órgão de comunicação foi também um encontro de aventureiros no primeiro evento que teve como objetivo a interação entre a equipa que diariamente coloca online a Razão Automóvel e os seus leitores e seguidores.

8ª Aventura Dacia 4×2

Deslumbramento pode ser a palavra que melhor define a 8ª Aventura Dacia, decorrida de 8 a 10 de junho, por terras alentejanas. Superando novamente o número de equipas do ano anterior, participaram nesta aventura 48 viaturas Dacia. Comprovando assim o sucesso da marca e, em particular no grupo dos aventureiros, que cada vez mais utilizam os seus Dacia Duster e Sandero Stepway, para outras fugas à rotina e ao asfalto. Este ano novo desafio do Clube Escape Livre, com um programa alargado que contou até com uma animada corrida de Karts.

Classic Cars Tour

A presença de carros clássicos nas estradas da região pela mão do Clube Escape Livre regressou em 2019, com a primeira edição do Classic Cars Tour, um novo projeto em plena região da Beira Interior destinada a Automóveis Clássicos. O evento decorreu entre os distritos de Castelo Branco e Guarda, reunindo 46 equipas e 110 pessoas em torno da paixão pelos clássicos, com duas formas distintas de os desfrutar: competição e passeio.

Guarda Racing Days

A grande novidade no calendário do Clube Escape Livre em 2019 foi o Guarda Racing Days que levou milhares de pessoas até à Guarda para ver os melhores pilotos em várias categorias num traçado inédito.
Ao longo de um traçado de 1,5 km, 60% em asfalto e 40% em terra, “desfilam” em grande velocidade quatro categorias. São elas Ralis (A), Todo o Terreno (B), Off Road (C) e SSV (D).
Além da vitória absoluta de Alexandre Borges, houve ainda lugar a classificações por categorias, destacando-se nomes como Fernando Peres, Manuel Correia, Rui Sousa, David Spranger, Armindo Araújo, Pedro Leal e Pedro Matos Chaves.

Drift de Pinhel

O francês Laurent Cousin esteve imparável no Drift de Pinhel. Foi o primeiro classificado da prova do Campeonato de Portugal de Drift e ganhou a Taça Internacional na categoria PRO. Milhares de pessoas passaram pela zona industrial onde o Município de Pinhel e o Clube Escape Livre organizaram a 3ª prova do Campeonato de Portugal e a Taça Internacional de Drift. Espetáculo e competição proporcionados por 33 pilotos no Campeonato e 18 na Taça a levarem o público ao rubro.

XVI Off Road Bridgestone ACP

Destinado a todos as marcas e modelos 4×4, o Off Road Bridgestone ACP é também um encontro de sócios do Clube Escape Livre e Automóvel Club de Portugal. Em 2019 o evento incidiu sobre os trilhos e paisagens alentejanas. Com destaque para os corta fogos da serra d’Ossa, os participantes enfrentaram alguns desafios e dificuldades interessantes. Cerca de uma centena de participantes em 37 viaturas multimarca partiram à descoberta dos recantos alentejanos, num itinerário traçado por quatro concelhos que ofereceram o melhor de si. Tudo começou em Vila Viçosa, e o balanço não podia ser mais positivo.

8º Mercedes-Benz 4MATIC Experience

Casa cheia e satisfação plena no 8º Mercedes-Benz 4MATIC Experienceorganizado pela Mercedes-Benz Portugal e Clube Escape Livre. As ondas gigantes que deram origem ao tema deste ano ainda estiveram tímidas. A baixa ondulação, não favorecendo um grande espetáculo, acabou por ser propício ao desfrute de um programa que decorreu por terra e por mar. Desde o jovem GLA, o GLK, o GLE, o ML, a Classe X, o Classe G e uma maioria do familiar GLC, a família dos modelos com 4MATIC esteve quase completa. O evento reuniu 46 viaturas e mais de uma centena de pessoas na Nazaré.

3º Raid TT Vinhos Beira Interior

O calendário de atividades de 2019 fechou em grande. Com novo percurso e novos motivos de descoberta, os participantes do 3º Raid TT Vinhos da Beira Interior visitaram a Feira Beira Interior – Vinhos e Sabores e provaram alguns dos seus melhores néctares. Pinhel foi o centro de todas as atenções, tanto pela chegada de milhares de visitantes à cidade-falcão, como da caravana de cerca de uma centena de pessoas e 40 viaturas provenientes de norte a sul do país.

Best of 2019

Em menos de cinco minutos este foi o atribulado ano do Clube Escape Livre. Um resumo das atividades que, ao longo de 2019, levaram largas centenas de pessoas a participar nos eventos de todo terreno e não só. Nos eventos de estrada como o Guarda Racing Days, o Slalom de Castelo Rodrigo ou o Drift de Pinhel, milhares de espetadores visitaram a região da Guarda.