GP3. O MINI mais rápido de sempre em testes no Estoril

Depois de muitos teasers e de um longo período de desenvolvimento, o MINI GP3, o mais potente e rápido de sempre, está pronto e veio ao Estoril para testes.

Foi anunciado sobre a forma de um concept que depressa gerou polémica. Com um aspeto demasiado “hardcore”, o MINI GP3 concept prometia números e dados muito interessantes, mas em concreto pouco se sabia sobre a versão de produção em série do mais recente modelo da saga GP, já característico no final de cada geração. Foi este que bateu os oito minutos no circuito de Nürburgring.

Depois de sofrer algumas operações de cosmética para o tentarem tornar mais consensual e apelativo, o modelo foi fazendo várias aparições, sempre com uma camuflagem em preto e vermelho e o interior foi mantido em segredo até mesmo à reta final.

A verdade é que no interior do MINI GP3 pouco muda face ao modelo original, à exceção dos manómetros digitais colocado em frente ao condutor. O ecrã a cores tem 5″ e mostra a velocidade numérica e em escala. O volante recebe também pequenos apontamentos, nomeadamente ao centro na parte superior. Na consola pode se ler a inscrição “GP2020” que irá ter o número de cada unidade. Os bancos desportivos são idênticos ao modelo JCW com um pequeno e discreto lettering “GP” na zona superior. Mantém-se também os cintos de segurança vermelhos.

O MINI mais rápido de sempre

Ao nível do motor, o bloco é o mesmo 2.0 l do JCW, mas com a mesma configuração já usada nos novos MINI Clubman JCW e MINI Countryman JCW, com 306 cv de potência. Mas os segredos da versão especial e limitada GP nunca foram o bloco, sempre partilhado pelos restantes modelos JCW. A conjugação de todos os outros componentes, alguns específicos, com uma afinação de fábrica preparada para pista sempre foi a sua mais-valia. Ainda assim, os 450 Nm de binário garantem-lhe os 100 km/h em 5,2 segundos. A velocidade máxima está nos 265 km/h.

Esteticamente é onde o novo MINI GP não é tão consensual, como aliás acontece desde a revelação do concept. O motivo prende-se acima de tudo por um enorme aileron e uns arcos das rodas ampliados com apêndices aerodinâmicos extraídos em carbono, para além dos pára-choques alargados com generosas entradas de ar. A MINI garante que o conjunto aumenta significativamente o downforce bem como o arrefecimento.

MINI GP3 em detalhe

Mais alguns detalhes se mantiveram desconhecidos durante os últimos meses, mas agora já existem poucas dúvidas. A suspensão é rígida e rebaixada em 10 mm, o que embora faça todo o sentido, acreditamos que não vá permitir grande conforto, em prole da eficácia. Who cares? Afinal, a suspensão foi afinada e desenvolvida com testes intensivos no Circuito de Nürburgring e em outros circuitos.

Naturalmente que os habituais reforços da carroçaria e do chassis mantém-se. Para além da barra dianteira nas torres das suspensões mantém-se a famosa barra traseira em vermelho no local dos inexistentes bancos traseiros.

Na travagem podemos contar com pinças de travão de quatro êmbolos específicas. As jantes, também exclusivas, são de 18″ pesam apenas 9 kg, e montam de série pneus Hankook Ventus S1 Evo na medida 225/35. Aqui verifica-se uma diferença na escolha por parte da MINI que na anterior versão tinha decidido lançar o MINI GP2 com pneus semi-slicks da marca Kumho.

Segundo a marca também o som foi tido em conta. O sistema de escape foi desenvolvido especificamente para o modelo. Em andamento contido o som é apenas pouco mais rouco, mas quando o motor está em carga é bastante superior e inspirado na competição.

Por fim, e com a tração ALL4 disponível nos modelos Countryman e Clubman, a MINI decidiu manter o MINI GP única e exclusivamente com tração dianteira. A grande alteração está na caixa de velocidades, agora apenas automática ao passo que até agora mantinha a manual a garantir uma melhor experiência. Segundo a MINI, a caixa automática Steptronic de oito relações e o autoblocante mecânico vão garantir a melhor entrega de potência, anulando efeitos de sub-viragem e sobre-viragem (understeer e oversteer), juntamente com o controlo de estabilidade que mantém o modo GP específico.

Exclusividade aumentada

Como edição especial e limitada, no MINI GP3 3, oforam mantidos os badges GP um pouco por todo o lado. Dos tapetes à soleira das portas e volante, e exteriormente na frente, traseira, aileron e laterais. A MINI aumentou também a produção do MINI JCW GP em mil unidades, havendo para esta geração um total de 3000 unidades disponíveis para todo o mundo. Nos arcos das rodas, produzidos em plástico reforçado com fibra de carbono com acabamento mate, é possível ver a numeração do “0001” ao “3000”. Isto marca o regresso à numeração de cada unidade, o que não se verificou na última edição, com a marca a preferir identificar todas as unidades com “1 of 2000”.

Curiosidade

O MINI GP Touring Pack é o único opcional disponível para o MINI GP

Sabe-se ainda que existirá um “Pack” disponível denominado de “GP Touring Pack” que adiciona três items de equipamento. Sistema de navegação com o MINI Connected XL que inclui carregador sem fios, e todas as features habituais, ar condicionado automático bi-zona, bancos aquecidos e alarme. Exteriormente, e como mandam as “regras”, serão todos iguais, pintados em “Racing Gray metallic”. Em Portugal as primeiras unidades devem chegar em março de 2020 e as pré-reservas podem ser feitas online.

Esta aparição do novo MINI John Cooper Works GP em Portugal acontece a poucos dias de ser oficialmente revelado ao público, por ocasião do Salão Automóvel de Los Angeles, de 22 de novembro a 1 de dezembro.