UX 300e, o primeiro 100% elétrico da Lexus

O primeiro modelo de produção da estratégia Lexus Electrified é o Lexus UX 300e. Foi desenvolvido para um excelente desempenho e chega à Europa em 2020.

A Lexus apresenta o seu primeiro veículo 100% elétrico (BEV – Battery Electric Vehicle), o UX 300e. A estreia faz-se no Salão Internacional do Automóvel de Guangzhou, a decorrer até 1 de dezembro de 2019. O Lexus UX 300e está previsto entrar em comercialização na China e na Europa em 2020 e, no Japão no início de 2021.

Neste modelo mantém-se o estilo diferenciado e as características do crossover UX, concentrando-se nas oportunidades e vantagens de desempenho exclusivas dos veículos 100% elétricos. Prossegue também a herança e DNA da marca com um habitáculo silencioso, através de isolamento adicional e supressão de ruídos do exterior. O Active Sound Control (ASC) transmite sons ambiente naturais para permitir a compreensão das condições de condução e proporciona uma sensação natural aos passageiros que viajam abordo. A localização do sistema “shift-by-wire” na consola central contribui para a simplicidade e ergonomia do design do habitáculo.

Autonomia de 400 km!

A autonomia do Lexus UX 300e cifra-se nos 400 km em ciclo NEDC . As baterias estão equipadas com um sistema de gestão da temperatura que opera em temperaturas ambiente baixas e altas. O motor elétrico desenvolve uma potência máxima de 150 kW, equivalente a cerca de 200 cv, e um binário máximo de 300 Nm. Proporciona acelerações rápidas e um elevado prazer de condução. As baterias de iões de lítio possuem uma capacidade de 54,3 kWh. Para carregamento das baterias estão disponíveis duas modalidades: Standard AC, com potência até 6,6 kW; Rápido DC, com potência até 50 kW.

Com a aplicação LexusLink no smartphone, os condutores podem verificar o estado da carga da bateria e a autonomia, agendamento da carga e indicação do preço da energia, para além de controle do ar condicionado. O UX300e adota o Lexus Safety System +, conjunto de sistemas de segurança e de assistência à condução.

Lexus UX 300e 2

A função de seleção de modo de condução do Lexus UX 300e permite fazer a gestão da aceleração e desaceleração suave de acordo com a situação. O modelo dispõe ainda de quatro níveis de regeneração na desaceleração. Conta ainda com a plataforma GA-C e um baixo centro de gravidade resultante da colocação do motor e da bateria na zona inferior da carroçaria do veículo.

Liderança na eletrificação

Desde 2005, com o Lexus RX 400h, que a Lexus se destaca pelo papel de liderança na oferta de produtos que possuem desempenho e respeito pelo meio ambiente, sendo pioneira na tecnologia de eletrificação de veículos. Em 2019 deu início à estratégia global de eletrificação, chamada “Lexus Electrified”, que visa um salto no desempenho do veículo, comportamento, controlo e prazer de condução.

A tecnologia da Lexus Electrified permite o controlo integrado da motorização, direção, suspensão e travões, realizando o potencial máximo da tecnologia de controlo do sistema eletrificado de alta tensão. Com esta tecnologia, é possível controlar a motorização para fornecer a postura ideal do veículo de acordo com cada situação da estrada.