Clube Escape Livre recebe condecoração honorífica

O Clube Escape Livre recebeu a Medalha de Mérito do Município da Guarda, no dia em que se assinalaram os 820 anos da cidade que promove e divulga desde 1986.

Segundo o município da Guarda, trata-se de uma “justa e merecida homenagem ao Clube Escape Livre, entidade que desde a sua fundação, e através das suas iniciativas ou colaborando com outras instituições e agremiações, tem trazido à região da Guarda milhares de pessoas de todo o país que ficaram conhecedoras da nossa cidade nas duas diversas vertentes”.

Uma condecoração, ainda segundo o município, que se prende com “o significativo contributo e notável importância para a Guarda”, e que “expressa o agradecimento do município e orgulha a nossa Cidade”.

A medalha foi entregue esta quarta-feira, 27 de novembro, no decorrer da sessão solene, na Sala António de Almeida Santos. O presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, não escondeu a sua satisfação ao receber a distinção.

É um enorme orgulho! Como não sentir orgulho quando o trabalho de um clube que, como costumo dizer, tem a equipa amadora mais profissional que conheço, é reconhecido pela sua cidade?

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre

Um trabalho reconhecido ao longo dos anos

Refira-se ainda que o primeiro elogio por parte do Município foi em 1986. Data em que foi emitido um Voto de Louvor e a atribuição da Medalha da Cidade com o louvor a Luís Celínio, pelo seu trabalho no Programa Escape Livre da Rádio Altitude, que esteve na origem na fundação do Clube Escape Livre.

Esta importante condecoração de 2019 pelo Município vem igualmente juntar-se a outras recebidas ao longo dos anos, por diferentes organismos. O trabalho nas vertentes turística e desportiva do Clube Escape Livre, sob liderança da sua face mais visível, o seu presidente, já tinha sido referenciado através de outras homenagens: em 2005, Luís Celínio tinha recebido o prémio Mérito Desportivo/Personalidade do ano 2005 atribuído pela Confederação do Desporto de Portugal. Em 2006, recebeu o prémio Dedicação, atribuído pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Em 2009 foi distinguido com o Prémio D. Dinis, entregue pelo jornal Diário As Beiras. Em 2012, recebeu o Portugal Motorsport Awards 2012, pelo Portugal Motorsport.

O lema do Clube Escape Livre “O Automóvel na Promoção e Divulgação da Região da Guarda” é assim e uma vez mais, institucionalmente reconhecido.