Volvo XC40 Recharge. Tudo sobre o 1º elétrico sueco!

É o primeiro modelo a receber a sigla Recharge e foi apresentado no passado dia 16 de outubro. O Volvo XC40 Recharge chega a Portugal em 2021.

Há vários anos que a Volvo tem dado que falar. O sucesso de toda a gama, recentemente renovada, é um dos motivos para tal, mas não é o único. As versões híbridas da gama 90 e 60 têm atingido também números muito animadores para o construtor que recentemente alargou a oferta à gama mais baixa com o XC40 T5 plug-in.

Depois do modelo capaz de percorrer até 50 km em modo 100% elétrico e anunciar consumos de 2,1 l/100 km, a Volvo anunciou que o modelo XC40 seria também aquele a dar corpo ao primeiro modelo 100% elétrico do construtor.

Volvo XC40 Recharge revelado!

Foi no passado dia 16 de outubro, e por ocasião do Volvo Moment II Sustainability, que a marca apresentou em direto de Los Angeles e para todo o mundo, o novo Volvo XC40 Recharge. O primeiro modelo 100% elétrico da Volvo terá 408 cv e uma autonomia de 400 km (WLTP). O binário máximo de 660 Nm permite-lhe atingir os 100 km/h em menos de cinco segundos. Tudo isto é possível com dois motores elétricos, um em cada eixo, e que lhe atribuem o sistema de tração integral AWD.

Recharge será aliás o nome que a marca atribuirá a todos os modelos Volvo que sejam carregáveis (neles se incluindo os 100% elétricos ou plug-in hybrid).

O Volvo XC40 Recharge permitirá carregar 80% da capacidade das suas baterias em 40 minutos no sistema de carga rápida. Além disso, a ausência de um motor a combustão permite um novo compartimento de carga na frente do automóvel. Os 30 l de capacidade, acabam por “compensar” a inferior capacidade da bagageira face ás versões a combustão. (460 l contra 413 l). O tejadilho é preto de série, a contrastar com uma das oito cores possíveis para a carroçaria. Estão também disponíveis duas novas opções de jantes de 19” e de 20”.

Curiosidade!

Nos próximos cinco anos a Volvo Cars irá lançar um novo modelo 100% elétrico a cada ano

O construtor pretende que, em 2025, metade das suas vendas mundiais seja constituída por modelos elétricos, sendo a quota restante preenchida por modelos híbridos.

Segurança é imagem de marca

Fazendo jus à tradição da marca, o Volvo XC40 Recharge será também um dos modelos mais seguros das estradas, apesar dos novos desafios que se apresentam derivados da ausência de um motor de combustão interno tradicional. No entanto, os engenheiros de segurança da Volvo Cars tiveram de redesenhar e reforçar a estrutura frontal para se confrontarem com a ausência de um motor e manter, acima de tudo, os níveis tradicionais de segurança Volvo. Para ajudar a manter os passageiros seguros e as baterias intactas em caso de colisão, a Volvo Cars desenvolveu uma nova estrutura. A bateria é protegida por uma safety cage de alumínio que foi imbuída na estrutura do automóvel.

A localização da bateria do XC40 elétrico (no solo da viatura) permite baixar o centro de gravidade da mesma para melhor proteção em relação a capotamentos.

Em termos de sistemas de segurança ativa, o Volvo XC40 Recharge também apresenta novidades. É o primeiro modelo da marca equipado com a nova plataforma Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) que inclui software desenvolvido pela Zenuity, uma joint venture detida pela Volvo Cars e pela Veoneer. Apresenta ainda um conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos.

Já o dissemos diversas vezes: para a Volvo Cars, o futuro será elétrico. Hoje é um dia muito importante pois estamos a tomar mais um novo passo nessa direção com o lançamento do XC40 totalmente elétrico e da gama Recharge.

Håkan Samuelsson – Chief Executive – Volvo Cars

A produção do Volvo XC40 P8 Recharge inciará em 2020 e os primeiros modelos deverão chega ao mercado em 2021.