Vem aí o BMW Série 2 Grand Coupé

A BMW já divulgou o seu concorrente ao Mercedes-Benz CLA. O Série 2 Grand Coupé chegará ao nosso mercado em meados de março de 2020.

Depois de lançar o novo Série 1, a BMW Vai mostrar ao público no Salão Automóvel de Los Angeles o novo Série 2 Grand Coupé. A berlina de quatro portas apresenta uma linha de tejadilho descendente que aplica a receita já conhecida do Série 6 ao modelo de entrada de gama da marca bávara.

O intuito dos designers da marca foi o de conceber um Coupé de quatro portas que não penalizasse sobremaneira o espaço para os ocupantes na traseira, especialmente em altura, e claro… de mira apontada ao Mercedes-Benz CLA.

Baseado na plataforma FAAR de tração dianteira, a mesma do Série 1, o BMW Série 2 Grand Coupé ganha face ao seu congénere na gama, mais espaço para as pernas dos ocupantes traseiros, bem como 50 l de capacidade na bagageira, mas partilha com este muitos dos seus componentes, uma questão de complementaridade de sinergias.

A receita é portanto similar à do Mercedes-Benz CLA, sendo que além do chassis, também o interior é uma cópia do Série 1, no qual se destaca a última versão do sistema I-drive com dois ecrãs de 10,25″, tanto na frente do condutor como no centro do habitáculo. Este sistema já possibilita comandos por voz mais sofisticados, iniciados com a frase “hey BMW” e permite também a utilização do Apple Carplay sem recorrer a cabos.

Tal como é habitual na gama BMW estão disponíveis várias linhas de equipamento. O tradicional pacote M-Sport e uma vasta lista de itens opcionais fazem também parte do Série 2 Grand Coupé.

Três motorizações na chegada

Aquando do lançamento, em março de 2020, estarão disponíveis três motorizações. O 218i que monta um motor 1.5 l de três cilindros com 140 cv, o clássico 220d com o 2 l Diesel de 190 cv apoiado por uma caixa automática de oito velocidades, e que lhe permite acelerar até aos 100 km/h em 7,5 segundos.

Por fim, no topo da gama encontra-se o M235i XDrive. Equipado com um motor 2 l a debitar 306 cv, transmitidos ao solo através da tração integral e de um diferencial Torsen. Esta versão está equipada de série com uma caixa automática de oito velocidades e atinge aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos. O M235i XDrive inclui uma dotação de equipamento reforçada da qual destacamos os travões maiores, os diferentes pára-choques e os bancos desportivos.

Ainda não são conhecidos os preços do BMW Série 2 Grand Coupé para o mercado português, onde deverá chegar em março de 2020, mas esperam-se valores ligeiramente acima do Série 1, para motorizações equivalentes.