Novo Honda Jazz revelado só com motorizações híbridas

A Honda aproveitou o Salão de Tóquio para revelar a nova geração do Jazz. Mais moderno, tecnológico, e apenas com versões híbridas, chega no final de 2020.

O Salão Automóvel do Tóquio, a decorrer até 4 de novembro, é o palco de várias apresentações. Enquanto a Mazda apresentou o primeiro modelo elétrico, o MX-30, a Honda revelou ao mundo o novo Honda Jazz. Modelo importantíssimo na estratégia da marca nos mercados japonês e europeu, dado ser o único modelo da Honda no segmento B e também assegurar boa parte das vendas nestes dois continentes. Deste modo os engenheiros do construtor nipónico entregaram um conjunto de alterações importantes que fazem deste Honda Jazz 2020 um modelo totalmente novo e um passo em frente no objetivo declarado da Honda em electrificar toda a sua gama europeia até 2022.

A partir de agora os modelos do fabricante japonês estarão integrados na sub marca e:Technology. Já os modelos híbridos serão designados por e:HEV. É aqui que se insere este Honda Jazz, que passará a ter exclusivamente motorização híbrida. O sistema tem um principio de funcionamento similar ao do Honda CR-V, sendo que a Honda ainda não divulgou quaisquer dados oficiais sobre cilindradas, potências e especificações destas novas unidades motrizes. Para já, apenas uma certeza: Duas motorizações híbridas.

O desenho exterior é uma evolução na continuidade, mas registamos com agrado um incremento na rigidez à torção. O pilar A bi-partido melhora a visibilidade nos cruzamentos. No estilo e nos grupos óticos conseguimos até encontrar algumas parecenças com o Honda E-Prototype.

Interior também evoluído

O interior sofreu mudanças mais acentuadas, com novos bancos á frente que a Honda garante serem maiores, proporcionando maior suporte aos passageiros. Como novidades tecnológicas do interior encontram-se um painel digital na zona dos manómetros e um novo info-entretenimento com um ecrã de maiores dimensões, carregamento sem fios e integração de smartphones através de Apple Carplay e Android Auto.

A característica versatilidade interior do Jazz mantém-se inalterada, especialmente os chamados “bancos mágicos”. Ao nível da segurança uma nova câmara permite a existência de cruise control ativo, reconhecimento da faixa de rodagem e do alerta de colisão frontal.

Mais seguro

Para completar o pack com que o Honda Jazz vem equipado, a marca fornece um conjunto mais abrangente de tecnologias avançadas de segurança e de ajuda ao condutor. A tecnologia Sensing da Honda foi aperfeiçoada com a instalação de uma nova câmara, mais ampla e de elevada definição. Isto permite uma maior perceção do ambiente da viatura, incluindo o reconhecimento das faixas de rodagem.

Outra das estreias na gama Jazz é a versão Crosstar com alterações estéticas que dáo uma aspecto mais ”SUV” onde pontificam os pára choques em preto. O Honda Jazz deverá chegar ao mercado português no verão de 2020, não havendo ainda informações de preços de comercialização. A única certeza é que chegará apenas com versões híbridas.