A Kia fez diferente! Kia XCeed, o CUV coreano!

O Kia XCeed já chegou com preços a começar nos 21 990 €. Nós já o conduzimos e gostamos da estratégia do construtor para o 4º modelo da gama Ceed.

Depois das versões hatch e wagon do novo Ceed, modelo que revelou uma enorme evolução face ao anterior, e que apresentamos na edição Nº71 da nossa magazine, a Kia revelou o Proceed, uma sedutora Shooting Brake praticamente sem concorrência e que, tal como esperado, tem feito enorme sucesso.

Agora, chega ao mercado a 4ª variante do Kia Ceed. O Kia XCeed apresenta-se como um crossover utility vehicle – CUV – e pretende combinar o sentido prático de um SUV com um estilo desportivo e dinâmico e uma condução envolvente. O próximo passo já em 2020, e como não podia deixar de ser, passa pela eletrificação. O Kia XCeed Plug-in Hybrid deverá proporcionar uma autonomia elétrica de cerca de 60 km.

Querendo ser uma alternativa desportiva aos tradicionais SUV, o construtor concebeu um projeto em separado à restante gama Ceed. Partilhando naturalmente plataforma, o XCeed diferencia-se desde logo. Prova disso é o facto das portas dianteiras serem o único painel que o XCeed tem em comum com a restante gama. A distância ao solo de 184 mm coloca-o num patamar superior, ainda que na posição de condução tal fator não seja imediatamente percebido.

Primar pela diferença

A Kia fez diferente e a nós pareceu-nos a escolha inteligente. O Kia XCeed não é apenas um Kia Ceed mais alto ou com um aspeto mais aventureiro, é de facto um automóvel com características diferentes e que se sentem ao volante. A maior parte verdadeiras mais-valias para quem procura um SUV, num mercado tão inundado de propostas. O maior fator de caráter próprio e distinto é a suspensão com uma afinação exclusiva e batentes hidráulicos na dianteira, que permitem melhor absorção das irregularidades e, assim, maior conforto em pisos mais degradados.

A bagageira é outro fator diferenciador. Os 426 l que oferece são superiores à capacidade do Ceed hatchback. O desenho dos faróis é totalmente novo, com as típicas luzes “ice cube” LED da família Ceed a surgirem com um formato mais angular e com indicadores de mudança de direção esguios, que se prolongam até às cavas das rodas. Na traseira, os novos grupos óticos apresentam uma assinatura de luz LED de alta tecnologia que, quando vista de determinados ângulos, parece projetar-se para a frente, até à linha de cintura do veículo.

Identidade própria

Com um comprimento total de 4395 mm, o Kia XCeed é 85 mm mais comprido do que o Ceed hatchback de cinco portas e 90 mm mais compacto do que o Sportage. A sua altura de tejadilho máxima de 1495 mm faz com que seja 48 mm mais alto que o Ceed e 150 mm mais baixo que o Sportage, oferecendo assim ao condutor um centro de gravidade mais baixo do que este seu “irmão” SUV e uma posição de condução mais alta do que o Ceed convencional. O XCeed é também dono de uma linha de tejadilho estilo coupé com um capot alto e longo. De lado sobressaem as jantes de 18″ e ainda as cavas das rodas e a zona inferior revestidas com plásticos.

O XCeed representa uma verdadeira proposta crossover, pensada e desenvolvida de raiz para esse fim, e não uma simples adição de elementos de estilo para aquilo a que se chama ‘fogo de vista’. Trata-se de um projeto levado muito a sério pela Kia desde o momento zero

João Seabra, diretor-geral da Kia Portugal

A gama XCeed é constituída por quatro motorizações e dois níveis de equipamento – Drive e Tech. As duas a injeção direta a gasolina (T-GDi): O 1.0 T-GDi, de três cilindros com 120 cv e 172 Nm de binário, e o 1.4 T-GDi com 140 cv e um binário de 242 Nm. No que diz respeito aos Diesel, o XCeed tem à sua disposição as unidades mais limpas alguma vez produzidas pela Kia e também as mais eficientes.. O motor 1.6 Smartstream é fornecido com 115 ou 136 cv. Dependendo do diâmetro das jantes e especificações, as emissões vão dos 109 g/km (ciclo combinado), até aos 112 g/km (ciclo combinado). As versões mais potentes podem ser combinadas com a caixa automática de dupla embraiagem de sete relações.

Ao volante…

Após a apresentação nacional do Kia XCeed pudemos percorrer mais de 500 km ao volante da versão 1.4 T-GDi que se revelou uma agradável surpresa. Para além de um interior bem cuidado e trabalhado com materiais que agradam, o pacote tecnológico que o XCeed oferece evoluiu. Não naquilo que oferece, que como é habitual é muito, mas na forma como o faz. O novo ecrã central permite divisão em três zonas e um manuseamento mais fácil. O ecrã da instrumentação, pela primeira vez totalmente digital não é configurável mas tem tudo o que é necessário. A visibilidade é muito boa, exceção apenas para a traseira em estacionamentos fruto da carroçaria coupé, mas a câmara de estacionamento resolve o problema. A precisão da direção e da caixa manual contribuem para uma boa condução. Os dois pontos a destacar são de facto o comportamento da suspensão como positivo, tanto em termos dinâmicos como de conforto e pisar de rolamento, e os consumos do 1.4 T-GDI como ponto negativo, tendo terminado o nosso ensaio com uma média de 8 l/100 km.

Cocktail único: Preço e equipamento

Os preços começam nos 21 990 euros da versão 1.0 l de 120 cv e vão até aos 29 340 euros do 1.6 CRDi com 136 cv. Preços com campanha de lançamento por tempo indeterminado.

O primeiro dos dois níveis, o Drive, já inclui de série dotações como os faróis full led, jantes de 18″, estofos em tecido e pele e um conjunto de equipamentos de ajuda à condução, tais como alerta de colisão frontal ou o lane keeping assist. No nível de topo, o Tech, o utilizador pode encontrar, de série, o painel de instrumentos digital de 12,3″ e o novo monitor central com navegação e múltiplas ligações Bluetooth de 10,25″, para além da abertura inteligente do porta-bagagens. A multiligação Bluetooth de série permite a ligação de dois telefones móveis em simultâneo, e é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Com o início das vendas agendado para este mês, este elemento mais recente da família Ceed é comercializado de série com a garantia da Kia de 7 anos ou 150 000 km, a maior e mais completa garantia de fábrica disponível em Portugal e em toda a Europa.

Cilindrada: 998 cm3 (3 cilindros)
Potência: 120 cv
Binário: 172 Nm
Aceleração (0-100 km/h): 11,3 s
Velocidade Máxima: 186 km/h
Consumo: 6,4 l/100 km
Emissões: 146 CO2

Cilindrada: 1353 cm3
Potência: 140 cv
Binário: 242 Nm
Aceleração (0-100 km/h): 9,3 s
Velocidade Máxima: 200 km/h
Consumo: 6,6 l/100 km / 6,9 l/100 km*
Emissões: 150 g/km CO2 / 156 g/km CO2 *
*Caixa automática

Cilindrada: 1598 cm3
Potência: 115 cv
Binário: 280 Nm
Aceleração (0-100 km/h): 10,6 s
Velocidade Máxima: 190 km/h
Consumo: 5,6 l/100 km
Emissões: 147 g/km CO2

Cilindrada: 1598 cm3
Potência: 136 cv
Binário: 320 Nm
Aceleração (0-100 km/h): 10,6 s
Velocidade Máxima: 196 km/h / 198 km/h*
Consumo: 5,3 l/100 km
Emissões: 138 g/km CO2 / 139 g/km CO2
*Caixa automática

A gama de SUVs do construtor começa no Kia Stonic se excluirmos à partida o Kia Picanto X-line. Depois deste novo Kia XCeed, o construtor sul coreano tem ainda no seu portfólio o Kia Sportage, o Kia Niro, e o topo de gama de sete lugares Kia Sorento.