Volvo XC40 elétrico é o novo trunfo da marca sueca

Depois do Volvo XC40 Plug-in Hybrid, a versão totalmente elétrica vai chegar ao mercado com a garantia de ser um dos modelos mais seguros nas estradas.

A Volvo irá apresentar o novo XC40 elétrico já no mês de outubro. Ao contrário do que publicamos a propósito da versão híbrida T5, esta sim era a proposta que faltava por parte da Volvo. A aposta da marca é que continue a ser dos modelos mais seguros das estradas. Os novos desafios passam por preencher o espaço de um motor de combustão interno tradicional e inserir as baterias em locais estratégicos que alteram profundamente a forma como são construídos.

Esta nova versão do modelo foi construída com base nos excelentes níveis de segurança do Volvo XC40 original. No entanto, os engenheiros de segurança da Volvo Cars tiveram de redesenhar e reforçar a estrutura frontal para se confrontarem com a ausência de um motor e manter, acima de tudo, os níveis tradicionais de segurança Volvo.

Para ajudar a manter os passageiros seguros e as baterias intactas em caso de colisão, a Volvo Cars desenvolveu uma nova estrutura. A bateria é protegida por uma safety cage de alumínio que foi embutida na estrutura do automóvel. Está colocada no solo da viatura e permite baixar o centro de gravidade da mesma para melhor proteção em relação a capotamentos.

A estrutura foi também aplicada na retaguarda, protegendo a motorização elétrica, em local que permite obter uma melhor distribuição de forças de colisão fora da cabine.

Independentemente do tipo de motorização que inclui, um Volvo tem de ser seguro. O XC40 elétrico será um dos automóveis mais seguros que já construímos

Malin Ekholm – Head of safety – Volvo Cars

Nova plataforma a pensar no futuro

Em termos de sistemas de segurança ativa, o Volvo XC40 elétrico apresenta novidades, sendo o primeiro modelo da marca equipado com a nova plataforma Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) que inclui software desenvolvido pela Zenuity, uma ‘joint venture’ detida pela Volvo Cars e pela Veoneer.

Esta nova plataforma ADAS apresenta um conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos. Devido à sua estrutura, poderá receber desenvolvimento adicional que servirá de base para a  introdução da tecnologia de condução autónoma.

A primeira apresentação pública do novo XC40 elétrico está prevista para dia 16 de outubro. Depois da versão Pug-in hybrid, afinal a Volvo Cars tinha mais um trunfo na manga com este Volvo XC40 elétrico.

Leaderboard autopromoção Escape Livre