Festa na última prova da 1ª edição do Troféu C1

Foi no Circuito do Estoril com muita competitividade e ambiente de festa que decorreu a última prova pontuável da 1ª edição do Troféu C1 Learn & Drive.

Ainda há pouco tempos estávamos ansiosos por iniciar esta odisseia de preparar o nosso Citroën C1 para o desafio da Motor Sponsor, e este fim-de-semana já tivemos a última prova pontuável para a classificação geral do Troféu C1 Learn & Drive. O tempo passou a correr mas durante este período aprendemos muito. Acabaram por ser quatro corridas (apenas três pontuáveis). Muitas horas ao volante do pequeno C1. Muitos momentos de camaradagem entre todos os membros da equipa. Muita aprendizagem, tanto na oficina onde o nosso C1 sempre foi assistido, a SportClasse, como em pista. Depois da última prova podemos garantir que esta é uma experiência extraordinária!

Troféu C1 – Uma odisseia para a equipa #911

Foi ainda em dezembro de 2018 que anunciámos a nossa participação no Troféu C1 e apresentamos o carro que iria ser conduzido pela equipa Escape Livre / Razão Automóvel depois de preparado. Foi na mesma altura que anunciámos os pilotos que iriam fazer parte da equipa, e os parceiros que a ela se associavam. First Stop, Intermarché da Guarda, Overlay e QF, para além da SportClasse, oficina onde o nosso C1 iria ser preparado.

Tudo começou no início do ano, mas foi em Braga, a 7 de abril que pudemos finalmente conduzir o nosso C1 em pista com mais 43 carros e um dilúvio monumental. Em junho a jornada dupla levava-nos até ao fantástico e memorável Circuito de Portimão para mais de 16 horas ao volante do C1. Nove meses depois de termos anunciado entrar nesta aventura, fizemos a nossa última prova da temporada 2019 do Troféu C1 Learn & Drive.

Nove meses depois…

Foi no Autódromo do Estoril que cerca de 45 carros disputaram a última prova. Com todas as equipas mais confiantes e mais experientes, numa pista talvez mais conhecida da maioria, uma vez mais as seis horas disputaram-se com muito interesse até à última volta, e sem incidentes de maior. Com o vento forte e característico do Circuito do Estoril, o nosso C1 traíu-nos logo nos treinos cronometrados, o que não nos permitiu fazer uma volta capaz de nos fazer arrancar, como habitualmente, dos primeiros lugares.

A equipa G Tech deu o primeiro passo para a vitória ao obter a pole position para a corrida, liderando o pelotão após o arranque. Apesar da elevada competitividade, todos cumpriram as primeiras voltas sem incidentes, mostrando que o resultado final era prioritário sobre a luta curva-a-curva. Ao longo das seis horas de prova, os maiores desafios para as equipas passavam por paragens de boxes eficientes, preservar as mecânicas e evitar as penalizações em pista. Seria da 19ª posição da grelha que iríamos começar o desafio de recuperar lugares. Partimos para as 6 horas animados e confiantes de que o nosso objetivo do top10, alcançado na última prova em Portimão, iria ser alcançado. Com ultrapassagens sucessivas nas primeiras voltas, menos de trinta minutos depois estávamos na 6ª posição!

Apesar de arrancarmos para a corrida da 19ª posição, a equipa estava bem confiante e animada para as 6 horas que se seguiam.

O erro “fatal”…

Foi no entusiasmo das ultrapassagens sucessivas que uma travagem mais tardia fez atuar o ABS do pequeno C1, não dando qualquer hipótese de evitar uma saída de pista. A tardia intervenção dos comissários para nos colocar o carro novamente em pista atirou-nos para lá de metade da tabela. Sem baixar os braços mantivemos a nossa estratégia e fomos recuperando lugares até ao 13º lugar. Com entradas de Safety Car em pista e mais algumas paragens, andámos grande parte da corrida entre a 15ª posição graças ao andamento constante e uniforme de toda a equipa Escape Livre / Razão Automóvel.

No final, e com uma corrida exemplar, foi a G Tech que venceu a corrida, cumprindo igualmente a volta mais rápida. No segundo lugar ficou a RP Motorsport, que conseguiu assim o título na categoria PRO. O pódio ficou completo com a Gianfranco Motorsport, que se sagrou campeã na primeira edição do Troféu C1 Learn & Drive, ganhando assim a inscrição para as 24 Horas de Spa. A equipa Escape Livre / Razão Automóvel viu a bandeira de xadrez no 12º lugar, não conseguindo alcançar o nosso principal objetivo de terminar no top 10, apesar da boa prestação, tendo inclusivamente alcançado a 5ª volta mais rápida ao circuito.

Esta primeira edição foi sempre em crescendo, e agora fechámos com chave de ouro aqui no Estoril. Não gosto de frisar nomes, porque temos imensos participantes, mas é impressionante analisar a variedade de Pilotos e Equipas que conseguimos ter nas nossas grelhas. Desde uma AutoCloche, Auto Mateus ou C1 Racing Team, que nunca tinham estado envolvidas no desporto automóvel, até uma Martinho Sport, G Tech, VLB Racing, Gianfranco Motorsport ou Auto Paraíso da Foz. Se falarmos de nomes mais sonantes do automobilismo nacional, tivemos Mário Silva, João Baptista ou Francisco Carvalho, que já foram vencedores de Troféus Citroën na década de 90. É um enorme orgulho!

André Marques, Motor Sponsor.

Resultados positivos!

Nas contas finais do Troféu C1 Learn & Drive, a equipa Escape Livre / Razão Automóvel, composta pelos pilotos Francisco Carvalho, Nuno Antunes, Guilherme Costa, Diogo Teixeira e André Nunes, alcançou o 15º lugar da geral, e o 9º da categoria PRO-AM, aquela que tem um maior número de equipas com mais de metade da grelha total. Estamos muito satisfeitos da nossa prestação, a primeira experiência para todos os pilotos com exceção apenas do Francisco Carvalho que foi uma peça fundamental na equipa.

O Troféu C1 segue agora para o Autódromo Internacional do Algarve, de 4 a 6 de outubro, para a prova extra das 24 Horas do Algarve.