Land Rover Defender reinventa-se

Criado em 1948, o Land Rover Defender está de regresso, mais tecnológico e funcional, mas mantendo as aptidões e robustez para todos os tipos de desafios.

Depois de ter sido declarado extinto, com notícias que ditavam o seu fim por motivos que se prendiam principalmente com segurança e emissões, o ícone do todo o terreno, a par do Classe G da Mercedes-Benz reinventou-se surgindo assim um sucessor. O novo Land Rover Defender foi apresentado na passada semana durante o Salão de Frankfurt.

A Land Rover faz a reinterpretação do ícone nascido em 1948 para o século XXI. O resultado é um modelo tecnológico, mas mantendo as suas fortes aptidões para o todo o terreno. O estilo futurista e moderno, o interior modular e minimalista, e a funcionalidade e robustez são os trunfos do novo modelo disponível em quatro versões e dois estilos de carroçaria.

O novo Land Rover Defender é inconfundível pelo seu perfil distinto, mesmo com a evolução de estilo. Do modelo original, mantém a tampa da bagageira com dobradiças laterais e a roda de reserva exterior. Para já, é lançada a versão 110, que marca o começo de uma família composta pelos veículos todo-o-terreno com mais performance e mais resistentes do mundo. Mais tarde surge a versão 90, de três portas, com até seis lugares.

Defender minimalista e funcional

No interior, os elementos estruturais e as fixações, que costumam estar ocultos, estão à vista para aumentar a sensação de simplicidade e funcionalidade. O seletor de velocidades no tablier permite instalar o banco auxiliar central opcional dianteiro e criar uma fila de três bancos, como nos primeiros modelos Land Rover. Assim, o Defender 110 disponibiliza cinco, seis ou 5+2 lugares, com um espaço de carga atrás da segunda fila de até 1075 l e de até 2380 l com a segunda fila rebatida.

O modelo apresenta a carroçaria Land Rover mais rígida de sempre, apta para estrada e todo o tipo de terrenos. No seu desenvolvimento, foi submetido a mais de 62.000 testes, em todo o tipo de terrenos e temperaturas, dos 50 °C do deserto aos -40 °C do Ártico, passando pelos 10.000 pés de altitude das Montanhas Rochosas do Colorado. Além da sua resistência, garante a tração Integral AWD permanente, a caixa de transferência de duas velocidades, o diferencial central e o bloqueio do diferencial traseiro ativo opcional. O novo Defender estreia ainda o Sistema Terrain Response Configurável para condutores experientes ou, no caso dos menos experientes, deixando a configuração automática inteligente para o sistema.

Pronto para qualquer desafio

A nova arquitetura da carroçaria da versão 110 permite ângulos de ataque, rampa e saída de 38, 28 e 40 º respetivamente. Está capacitado para uma carga máxima de 900 kg, carga estática no tejadilho de até 300 kg, carga dinâmica no tejadilho de 168 kg, e capacidade de reboque de 3.500 kg (modelos vendidos na Europa). A profundidade de passagem a vau máxima de 900 mm é conjugada com o novo programa Wade do Sistema Terrain Response 2 para assegurar confiança total na condução em água profunda.

A nível tecnológico, o modelo incorpora, pela primeira vez, o novo sistema de info-entretenimento Pivi Pro da Land Rover, com um ecrã tátil de 10“. As atualizações eletrónicas chegam ao veículo remota mas imediatamente, sem a necessidade de visitar um Concessionário. O Defender dispõe ainda de Activity Key, para trancar e destrancar o veículo a partir do pulso, sistema de panorâmica do solo ClearSight Ground View, sistema de panorâmica traseira ClearSight Rear View e Head-up Display a cores e com função de vídeo. Através da aplicação no smartphone, os proprietários podem consultar remotamente o nível de combustível, a localização, histórico de viagens do veículo e sistema de ar condicionado automático.

Motores Diesel e gasolina, híbrido em 2020

Quanto a motorizações, estão disponíveis o quatro cilindros P300 e o potente P400 de seis cilindros, ambos a gasolina com a eficiente tecnologia elétrica microhíbrida. A Diesel, o motor de quatro cilindros está disponível em duas variantes, o D200 e o mais potente D240. No próximo ano será lançada uma versão híbrida plug-in do Land Rover Defender.

A gama 90 ou 110 inclui os modelos Defender, First Edition e os Defender X topo de gama, bom como a versão base e os acabamentos S, SE e HSE. Estão disponíveis ainda quatro pacotes de acessórios: Explorer, Adventure, Country e Urban. O exclusivo modelo First Edition estará disponível apenas durante o primeiro ano de produção. A Land Rover conta ainda uma vasta gama de acessórios como o guincho elétrico com controlo remoto, tenda de tejadilho ou toldos insufláveis resistentes à água. O Defender 90 encontra-se disponível a partir de 80 500€ e o 110 a partir de 87 344 € em Portugal.

Land Rover Defender 13
Leaderboard autopromoção Escape Livre