Slalom Castelo Rodrigo é prova do Campeonato de Portugal

O XXI Slalom Sprint de Castelo Rodrigo regressa à vila beirã com diversas novidades, entre elas a integração no recente Campeonato de Portugal de Perícias

O slalom está de regresso a Figueira de Castelo Rodrigo, pela primeira vez como prova do novo Campeonato de Portugal de Perícias, da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, Nos dias 20 e 21 de julho, todos os caminhos vão dar a Figueira de Castelo Rodrigo para um grande espetáculo desportivo.

A apresentação do XXI Slalom Sprint de Castelo Rodrigo decorreu no centro comercial La Vie, na Guarda, por Paulo Langrouva, presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, e Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre.

XXI Slalom Sprint Castelo Rodrigo 6
Luís Celínio e Paulo Langrouva

Três provas em dois dias

As novidades são muitas, desde logo a integração de duas provas distintas – a 7ª e a 8ª – do calendário do Campeonato de Portugal de Perícias: o Slalom Sprint de Castelo Rodrigo decorre no dia 20 de julho, e a 1ª Grande Perícia Automóvel Figueira Castelo Rodrigo acontece a 21 de julho. Ambas as provas fazem também parte do Troféu Raiano de Perícias.

O programa é distribuído por três momentos distintos: às 14h de sábado tem início a competição de slalom, e às 21h, a competição de slalom/sprint. Pela primeira vez, ambas são discutidas no Estádio Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, e também pela primeira vez, na prova de slalom/sprint noturna não é obrigatório o uso de roll-bar. A disputa da 1ª Grande Perícia Automóvel Figueira de Castelo Rodrigo decorre às 14h de domingo, na Av. Heróis de Castelo Rodrigo.

Os melhores prémios do Campeonato

O XXI Slalom Sprint de Castelo Rodrigo contará, novamente, com os melhores pilotos da modalidade a disputar o pódio, mas se a competição não for motivo suficiente para cativar alguns dos nomes sonantes, os prémios monetários poderão ser o segundo incentivo. Em causa está a atribuição dos melhores prémios deste novo Campeonato, num total de 4000 euros no conjunto das provas, distribuídos até ao 5º lugar da classificação geral e por classes, sendo a única prova do Campeonato a faze-lo. Assim, na hipótese de um piloto vencer todas as provas e, logicamente, a sua classe, ao longo do fim de semana, sairá de Figueira com 700 euros.

A mítica prova do Slalom – edição 2019, vivida com entusiasmo e muita adrenalina, regressa a Figueira de Castelo Rodrigo. É um cartaz turístico de grande atratividade e é uma forma de termos pilotos de renome a participar, e que de ano a ano vai trazendo novidades para continuar a ter o interesse de todos os que gostam de automóveis e perícia, este ano com a particularidade de estarmos a participar no Campeonato de Portugal de Perícias.

Paulo Langrouva, presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo

Os prémios mais elevados do campeonato, com o 1º classificado da geral a receber 175 euros, com prémios monetários na classificação geral e por categorias até ao 5º classificado, e com a taxa de inscrição mais barata, 40 euros, desde que efetuada até 15 de julho, são razões para Castelo Rodrigo continuar a ter grande número de pilotos. Se acrescentamos que é a única prova que oferece o jantar de sábado e o almoço de domingo ao piloto e aos elementos da sua equipa, então o fim de semana de 20 e 21 de julho será uma grande festa automóvel.

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre

Baixo valor das inscrições até 15 de julho

As inscrições já estão a decorrer aqui. A pedido de alguns pilotos foi alargado o prazo até 15 de julho com preço mais económico e que é também o mais baixo de todas as provas de perícia.

O Campeonato de Portugal de Perícias, com um total de 17 provas, teve início a 14 abril, com a 1ª Perícia Cereja do Fundão, e termina a 29 de setembro, com a X Perícia Cidade da Guarda, da responsabilidade da Guarda Unida Desportiva Clube.

O XXI Slalom Sprint de Castelo Rodrigo tem o apoio do Município de Figueira de Castelo Rodrigo e do Turismo do Centro de Portugal. Conta também com o apoio da Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, SPAL e Centro Comercial La Vie da Guarda. O apoio à divulgação é da Rádio Altitude, Razão Automóvel, RFM, Localvisão Guarda, Diário de Coimbra e Jornal A Guarda.9