Circuito Portugal Valorpneu na reta final

O Circuito Portugal Valorpneu, que pretende ouvir os agentes, informar e avaliar futuras melhorias no setor dos pneus, chegou às Regiões Autónomas.

Depois de percorrer Portugal Continental de norte a sul, entre janeiro e junho deste ano, com 3653 visitas realizadas aos detentores portugueses de pneus usados, foi a vez de Açores e Madeira receberem o Circuito de Portugal Valorpneu. A ação foi lançada no início do ano com o objetivo de recordar as boas práticas do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU), fortalecendo a ligação com todos os agentes envolvidos e reforçando o seu compromisso para com a sustentabilidade do setor.

O calendário de visitas prevê a passagem por um total de 147 pontos pelos Açores e Madeira até final de julho. Uma equipa de trabalho multidisciplinar tem feito um levantamento das principais necessidades dos detentores de pneus usados. Por outro lado, dá a conhecer os níveis de ação e atuação da Valorpneu, os limites do sistema e o contributo essencial que cada um pode dar para assegurar o bom funcionamento do mesmo.

valorpneu 3

Pausa para reflexão antes do termo

Na última terça-feira, 23 de julho, em Ponta Delgada, assinalou-se a aproximação do termo da ação com a passagem do circuito nas regiões autónomas. O momento foi escolhido para uma reflexão sobre o impacto e o contributo que esta radiografia em Portugal poderão trazer para futuras melhorias no setor.

Acreditamos que sendo o Circuito Portugal Valorpneu uma ação projetada para nos permitir ouvir os detentores de pneus usados, os resultados serão, num futuro muito próximo uma das nossas mais valiosas ferramentas de trabalho. Portugal precisa de conhecer a fundo o impacto desta atividade, bem como os desafios de quem assegura diariamente o tratamento destes resíduos, e só com base nesta viagem que percorreu Portugal Continental e agora as regiões autónomas, poderemos traçar novas metas e estratégias

Climénia Silva, diretora-geral da Valorpneu

Mais do que continuar acima da média europeia ao nível da taxa de recolha, importa-nos fortalecer laços entre todos os intervenientes e, com isso, assegurar o pleno funcionamento do Sistema de Gestão Integrado de Pneus Usados (SGPU) e nesse sentido, consideramos, desde já, que o Circuito Portugal 2019 é uma iniciativa de sucesso

Helder Pedro, gerente da Valorpneu

Neste encontro, Marco Lopes, administrador da empresa Varela, parceiro da Valorpneu nos Açores, destacou “o importante contributo da rede Valorpneu no tratamento de quase 24 mil toneladas de pneus em fim de vida, originadas nesta região autónoma”, desde 2006, ano de início de funcionamento do sistema nos Açores. Estiveram ainda presentes Marta Vieira, representante da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores e Dália Leal, representante da Direção Regional do Ambiente.