Clássicos chegam às Beiras este fim de semana

Mais de 50 carros clássicos vão participar no Classic Cars Tour que une os concelhos do Fundão, Penamacor, Belmonte, Manteigas e Guarda num encontro pelas Beiras.

É já nesta sexta-feira que a Beira Interior se torna palco do encontro de entusiastas por viaturas clássicas e históricas. O Classic Cars Tour, uma organização do Clube Escape Livre, vai receber 50 equipas, entre elas vários espanhóis, e um vasto leque de viaturas, algumas verdadeiras relíquias. O encontro que une Fundão, Penamacor, Belmonte, Manteigas e Guarda conta com um percurso turístico e uma prova de Regularidade e quer ser uma referência nas Beiras.

Descobrir a região descontraidamente na Concentração Turística ou cumprir os tempos e controlos de passagem do Rali de Regularidade Histórica são as duas opções de participação neste Classic Cars Tour. A primeira modalidade reúne 35 inscritos, enquanto 15 preferem a competição da Regularidade.

Modelos de causar inveja

Entre os veículos que vão despertar as atenções estão exemplares históricos, como o Renault R8 Gordini de Albino Carpinteiro, vários Porsche 911 e 356C e o Fiat 124 Spider. Estão também o Jaguar MK2, os Datsun 1200 e 240Z, o MG BGT, os Alfa Romeo Spider e Giulia Super. Ainda presentes, vários modelos Mercedes-Benz, o Renault Alpine A110, entre muitos outros. O colorido das estradas é garantido e o desfile das viaturas certamente fará sonhar muitos dos transeuntes.

Classic Cars Tour 5

Entre as 50 equipas, está garantida a presença de cinco viaturas do Museo de Historia de la Automocion de Salamanca e duas inscrições do Jarama Sport Classics.

Dois programas, cinco concelhos

O programa começa pelas 17h de sexta-feira, no Hotel Alambique d’Ouro, mas apenas no sábado as duas caravanas de carros clássicos rolam pelas estradas beirãs. Fundão, Penamacor e Belmonte estão no rol de paisagens e visitas. O concelho fundanense recebe ainda um slalom e um desfile automóvel. Domingo é dia de percorrer Manteigas e chegar à Guarda, onde decorre o segundo slalom. O encerramento está marcado para as 15h, no Hotel Lusitânia, na Guarda, com entrega de prémios e a subida ao pódio com a garrafa Magnum do espumante Castelo Rodrigo. O Regulamento já está disponível.

O Classic Cars Tour conta com o apoio da Associação dos Amigos de Automóveis Clássicos do Fundão, e Museo de Historia de Automocion de Salamanca. O patrocínio é da Renault, Hotel Alambique de Ouro, Intermarché da Guarda, Roamer e SPAL. Conta com o apoio institucional dos municípios de Fundão, Penamacor, Belmonte, Manteigas e Guarda, e do Turismo do Centro de Portugal. O apoio à divulgação é da RFM, Localvisão Guarda, Razão Automóvel, Rádio Altitude, Diário de Coimbra, Diário de Viseu, e Jornal A Guarda.