Volkswagen Amarok regressam às praias portuguesas

A Volkswagen Amarok foi novamente a escolhida com mais 28 viaturas para a vigilância e socorro nas praias portuguesas ao longo deste verão.

A época balnear de 2019 vai contar com 28 Volkswagen Amarok no apoio à vigilância, segurança e socorro das praias portuguesas. O projeto SeaWatch foi criado em 2011 e envolve o Instituto de Socorros a Náufragos, a Volkswagen Veículos Comerciais, o Volkswagen Financial Services e os Concessionários da marca.

Pela primeira vez, estes veículos estão equipados com um desfibrilhador automático externo que completa os equipamentos de suporte básico de vida. Os condutores são militares da Marinha, habilitados com os cursos de nadador-salvador, condução de veículos todo o terreno e oxigenoterapia, e aptos para os desafios mais difíceis.

A cerimónia de entrega dos Volkswagen Amarok foi feita, aliás, esta semana, nas instalações da Marinha em Lisboa, tendo sido presidida pela Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto.

Também este ano, a BP Portugal, que assinala 90 anos no nosso país, associa-se à Volkswagen Veículos Comerciais no apoio ao projeto “SeaWatch”. O objetivo é dar corpo ao seu eixo estratégico de Responsabilidade Social, através da promoção de comportamentos responsáveis e seguros.

Amarok com capacidades execionais de condução em areia

As capacidades de todo o terreno, a elevada fiabilidade e os baixos consumos são vantagens da Amarok. O novo motor da Volkswagen Amarok 3.0 V6 de 258 cv tem um binário muito elevado que lhe confere melhores capacidades de condução na areia. O facto, já tinha sido, aliás, comprovado pela equipa Escape Livre em Marrocos.

Para além disso, as viaturas ao serviço do Instituto de Socorros a Náufragos foram alteradas pela Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal. Incluem assim suportes para equipamentos de emergência, pranchas de salvamento e macas, bem como luzes de emergência. A manutenção está a cargo dos concessionários e o projeto conta com o apoio da Ageas Seguros.

VC Amarok ISN 02

SeaWatch com 342 intervenções em 2018

Em 2018, o projeto “SeaWatch” efetuou 342 intervenções. Entre elas, o salvamento de 51 veraneantes, 271 assistências de primeiros socorros e 20 buscas com sucesso a crianças perdidas. Desde o início do projeto, estima-se que os veículos Amarok tenham percorrido cerca de 280 mil quilómetros por cada época balnear (sobretudo em praias não vigiadas). Terão ainda contribuído para mais de 1600 salvamentos de vidas humanas.

 A Volkswagen reafirma assim a sua missão no âmbito da responsabilidade social, contribuindo de forma determinante para o reforço da segurança nas praias portuguesas, em conjunto com o ISN, sendo a sua sinistralidade uma das mais baixas do mundo.