Rali Bridgestone / First Stop regressa à Guarda

De 28 a 30 de junho, o Rali Bridgestone / First Stop Guarda 2019 cumpre a tradição e volta a ser o ponto de encontro entre os profissionais do mundo automóvel.

A Guarda prepara-se para receber mais uma edição do rali mais excecional do calendário. O Clube Escape Livre apresentou o evento no Hotel Palácio Estoril, em Lisboa.

O “Rali da Guarda” teve a sua estreia em 1988 e sempre divulgou o distrito da Guarda aos relações públicas das marcas automóveis, organizadores, jornalistas, pilotos e ex-pilotos, entre outros convidados, aliando a descoberta turística ao longo de um percurso por estrada, muitos momentos de convívio e boa disposição, e uma prova de maneabilidade. Este ano distribui as suas atenções entre a cidade mais alta e a medieval vila de Trancoso, integrada na Rede de Aldeias Históricas de Portugal.

O Rali Bridgestone / First Stop Guarda 2019 terá novamente como centro de operações o Hotel Lusitânia, na Guarda, e vai contar com cerca de 50 equipas. O programa de 2019 inicia-se na sexta-feira, dia 28 de junho, com uma prova de vinhos em colaboração com a Comissão
Vitivinícola Regional da Beira Interior, seguindo-se o jantar de boas vindas. No sábado, o percurso une os concelhos da Guarda e Trancoso, com visita ao centro histórico e almoço na vila, regressando à Guarda.
No domingo, 30 de junho, os participantes lutam pelo pódio na prova de maneabilidade que será realizada num novo e inédito local da cidade, a divulgar posteriormente. Na cerimónia do pódio não irá faltar o espumante Castelo Rodrigo em garrafa Magnum.

É com grande orgulho que podemos assinalar 23 edições de um evento, um feito que poucos conseguem, mas também sabemos que os projetos se esgotam e há que os reformular. Esta será, por isso, a última edição do Rali com os atuais moldes, pois temos que inovar.


Luis Celínio, Presidente do Clube Escape Livre

Na apresentação esteve também Cecília Amaro, vereadora da câmara municipal da Guarda, que referiu: “O Clube Escape Livre continua o seu trabalho de divulgação da região da Guarda, que a Câmara Municipal da Guarda agradece e apoia. Quaisquer que sejam as alterações previstas pelo Clube para este Rali, acreditamos que serão o melhor para a Guarda, pelo que continuaremos a acompanhar esta evolução.”

Uma das novidades da apresentação, e que se repete no “Rali da Guarda” é o leilão do livro “Nicha – Mário de Araújo Cabral” de Adelino Dinis, editado por Francisco Santos. O leilão foi pensado pelos habituais participantes deste evento como uma forma de apoiar Mário Araújo Cabral, o primeiro piloto de F1 em Portugal, que chegou a participar em várias edições do ‘Rali da Guarda’ e se encontra numa fase complicada da sua vida. Ricardo Oliveira, da Renault Portugal, foi o maior licitador e contribuiu com um valor interessante para a iniciativa.

Através da colaboração e apoio da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, todos os presentes na conferência de imprensa provaram os vinhos e espumantes desta região. As inscrições para o Rali Bridgestone / First Stop Guarda 2019 estão agora abertas e a decorrer junto do Clube Escape Livre.

O Rali tem como patrocinador oficial a Bridgestone e a First Stop. Conta ainda com o apoio da BP, AFN, Valorpneu, SPAL, Roamer, Renault e Ford e a parceria institucional do Turismo do Centro de Portugal, Municípios da Guarda e Trancoso, Natura IMB Hotels e Hotel Palácio Estoril.