Clube Escape Livre é exemplo a seguir no IPG

O Clube Escape Livre foi alvo de estudo sobre assessoria de imprensa pelas alunas do 2º ano do curso de Comunicação e Relações Públicas do IPG.

A estreita ligação entre o Clube Escape Livre e o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) tem dado vários frutos ao longo dos anos. É o caso do projeto Cápsula do Tempo Guarda 2050 ou da Bolsa de Mérito João Lopes, destinada ao melhor aluno finalista do curso de Comunicação e Relações Públicas.

Agora, no âmbito da unidade curricular de Relações Públicas e Comunicação Social, orientada pelo Professor Doutor Vítor Amaral, quatro alunas procederam à realização de um trabalho sobre Assessoria de Imprensa, escolhendo o Clube Escape Livre para objeto do seu trabalho.

Tendo que escolher uma empresa, entidade ou instituição e aplicando a teoria dada na cadeira, o objetivo foi analisar o seu trabalho. Com isto, encontrar lacunas e pontos a melhorar em cada um dos casos práticos, no que diz respeito à assessoria de imprensa.

Assim, foi feita a revisão dos instrumentos utilizados bem como as suas utilidades prestadas na tentativa de estabelecer uma boa relação com meios de comunicação. O caso de estudo prático contou com a colaboração do Clube Escape Livre, que permitiu uma investigação e observação aos métodos e ferramentas de Assessoria por este utilizados. Desta forma, foi possível conquistar o sucesso com a realização de eventos associados à prática desportiva e entretenimento automóvel.

Clube Escape Livre é exemplo a seguir

A escolha pelo Clube Escape Livre acabou por se revelar um exemplo a seguir nas boas práticas de assessoria de imprensa. O evento Mercedes-Benz 4Matic Experience, realizado em 2018 pelo Clube Escape Livre, acabou por ser um dos exemplos dados pelas alunas durante a apresentação do seu trabalho. Neste evento foi verificado um maior número de técnicas de comunicação utilizadas. Dos 15 instrumentos utilizados na Assessoria de Imprensa foi constatado o uso de pelo menos nove desses instrumentos, nomeadamente os mais relevantes.

Clube Escape Livre IPG Assessoria de imprensa 5
Um dos comunicados enviados para toda a comunicação social, como exemplo projetado durante a apresentação.

“A frequência destes instrumentos é absoluta, dado que são praticados no desenvolver pragmático de todos os eventos realizados no ano.”

“Dia sem escape” é o novo desafio para a cidade

As alunas Mariana Neca, Paula Canastro, Sónia Soares e Stephanie Rodrigues lançaram ainda uma proposta para a cidade da Guarda. Um novo evento inserido no âmbito do Dia Europeu sem Carros, sempre assinalado a 22 de setembro.

Como forma de conjugar o desenvolvimento do Clube Escape Livre na promoção do lazer ligado ao mundo automóvel, considerando as novas tecnologias não poluentes de circulação, o grupo de trabalho propôs a organização de um novo evento em co-organização com o Município da Guarda. O objetivo é também reforçar assim o processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Cartaz Dia sem escape

O evento “Dia sem Escape” terá como propósito a disponibilização de veículos elétricos para que os cidadãos se desloquem na cidade. Assim, é possível melhorar ainda mais a qualidade daquele que já é conhecido como um dos mais puros de ares de Portugal, o já certificado “Ar da Guarda”, e fomentar também a atividade física. O nome “Dia sem Escape”, concilia o nome do Clube da Guarda com a ausência dos tubos de escape por parte dos automóveis 100% elétricos .

Este dia ficará marcado também pela dinamização de atividades desportivas, de lazer e pedagógicas que terão lugar no Parque Urbano do Rio Diz, conhecido vulgarmente como parque Polis, direcionadas para as camadas mais jovens. Considera-se também o centro da cidade para as atividades lúdicas.

Para ajudar a desenvolver a proposta “Dia sem Escape“, as alunas sugeriram o pedido de apoio do Clube Escape Livre junto de entidades e empresas. Assim, garantem a melhor visibilidade possível para atuais e futuros parceiros.

Durante a apresentação estiveram presentes vários representantes da Câmara Municipal da Guarda, do Instituto Politécnico da Guarda, do Clube Escape Livre, e de outros parceiros.