Prémio Transportes Bernardo Marques abre candidaturas

O Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques, destinado às IPSS do concelho da Guarda, tem o seu período de candidaturas aberto até 8 de abril.

O Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques, instituído pelo Clube Escape Livre, regressa na sexta edição. O prémio adiciona a componente solidária ao projeto Cápsula do Tempo Guarda 2050 e continua a ter o apoio da Transportes Bernardo Marques, empresa da cidade mais alta, atribuindo um montante de mil euros a uma IPSS do concelho da Guarda. O período de candidaturas ao prémio decorre até 8 de abril.

A Cápsula do Tempo Guarda 2050, projeto iniciado em 1 de julho de 2013, conta anualmente com diversas iniciativas. A primeira é assinalada no Dia Mundial do Sorriso, a 28 de abril, e o restante programa de aniversário decorre em cada 1 de julho. Na primeira data, a entrega do Prémio Permite às Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho da Guarda usar esta verba, ainda que simbólica, para implementar bens ou serviços que possam melhorar a vida dos seus utentes.

Candidatura simples

As IPSS do concelho da Guarda podem apresentar a sua candidatura, por email ou via CTT, ao Clube Escape Livre, até 08 de abril. Para tal, basta a indicação do projeto ou necessidade que os mil euros poderiam ajudar a colmatar. Após a receção das candidaturas, o júri constituído pelos parceiros do projeto Cápsula do Tempo – Clube Escape Livre, Rádio Altitude, Instituto Politécnico da Guarda e Transportes Bernardo Marques – selecionam o projeto vencedor.

Desde a primeira edição, em 2014, já receberam este Prémio Solidário o Refúgio Ana Luísa, casa de acolhimento temporário de crianças pertencente à Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida, o Centro Cultural e Social do Marmeleiro, de apoio aos idosos, a Associação Para a Promoção Social Cultural e Ambiental de Avelãs de Ambom, também de apoio aos idosos, o Centro de Apoio à Vida/NASCER da Cáritas Diocesana da Guarda e o Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição, da Castanheira, de apoio a idosos.

Sobre a Cápsula do Tempo Guarda 2050

DSC 6935

Recorde-se que a Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi uma das ações que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio sobre o mundo automóvel em Portugal, a emitir na Rádio Altitude. A cápsula foi enterrada no dia 1 de julho de 2013, junto à Torre de Menagem. Preserva os testemunhos, fotos e objetos de 40 personalidades de diversas áreas profissionais, sobre o presente e o futuro da Guarda e da região. A sua abertura deverá acontecer a 1 de julho de 2050. Até lá, é objetivo assinalar cada aniversário com diversas iniciativas que promovam o debate e divulguem a região. São atuais parceiros no projeto o Clube Escape Livre, o Instituto Politécnico da Guarda, a Rádio Altitude, a Transportes Bernardo Marques, a SPAL e, institucionalmente, a Câmara Municipal da Guarda e a Freguesia da Guarda.