Filipe Albuquerque soma vitória em Long Beach

A história voltou a repetir-se para João Barbosa e Filipe Albuquerque, ao conseguirem a segunda vitória consecutiva em Long Beach.

A dupla portuguesa conseguiu a segunda vitória consecutiva em Long Beach ao volante do #5 Mustang Sampling Cadillac DPi-V.R., graças a uma excelente corrida e uma estratégia exemplar.

Há um ano atrás, Filipe Albuquerque chegava ao comando da prova na última volta. Este ano, após a última paragem nas boxes, o piloto português chegou ao primeiro lugar liderando a corrida durante 29 exigentes voltas ao circuito citadino de Long Beach.

Filipe Albuquerque IMSA 1

Foi uma corrida eximia, aquela que Filipe Albuquerque efetuou em Long Beach na terceira jornada do IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Quando tudo parecia mais complicado depois de um início atribulado para João Barbosa, Filipe Albuquerque entrou no Cadillac com o #5 e foi arrebatador. Impôs um andamento de loucos, a equipa delineou uma estratégia exemplar, e em menos de nada, o piloto de Coimbra passava da cauda do pelotão para o primeiro lugar. Posição que manteve até à bandeira xadrez mesmo depois de todas as investidas dos seus adversários. Não houve um único deslize e mais uma vez, Albuquerque mostrou que é um dos melhores pilotos portugueses de todos os tempos!

Estratégia bem delineada

Um furo lento no pneu dianteiro direito obrigou à entrada nas boxes na volta 39, antes dos seus adversários. A equipa optou por só mudar aquele pneu, com o intuito de permitir a Filipe, regressar à liderança, que aconteceu na volta 45.

Filipe Albuquerque teve de enfrentar várias dificuldades mas impôs-se, desenvincilhando-se de forma eximia na dobragem aos GTLM.

Foi muito difícil porque os pneus traseiros começaram a ceder. Mas não havia nada que pudesse fazer, tinha de arriscar. A estratégia foi exemplar. o João não teve um início fácil mas entregou-me o carro em excelentes condições. Depois daquele início pensei que somar pontos já seria um bom resultado, mas quando entrei no carro, o andamento estava tão bom, que simplesmente acreditei. No final, já não tinha borrachas e sabia que os meus adversários iam aproximar-se. Mas numa pista como esta, citadina, aproximar-se é uma coisa, ultrapassar é outra.

Filipe Albuquerque

João Barbosa arrancou de quarto mas ficou preso na confusão inicial e caiu para oitavo conseguindo evitar toques. Recuperou até ao sexto posto, altura em que entregou o carro a Albuquerque.

Foi um início difícil e naquela altura a minha preocupação foi evitar contactos e garantir que o carro chegaria às mãos do Filipe em condições. Fizemos óptimos ‘pit-stops’ e a estratégia funcionou na perfeição. A equipa fez um trabalho notável. Quando achávamos que tudo estava perdido, conseguimos dar a volta. Foi excelente.


João Barbosa

A dupla portuguesa é agora terceira classificada nas contas do IMSA WeatherTech Championship a três pontos do primeiro lugar.
A próxima corrida da temporada terá lugar a 5 de maio em Mid-Ohio.