O Ami One é a proposta “fora da caixa” da Citroën

A Citroën está mais jovem do que nunca prova disso foi o concept ultracompacto, elétrico e simétrico que apresentou em Genebra. É o Ami One!

Muito tem mudado na Citroën nos últimos anos após a criação da marca DS. Com a necessidade de seguirem caminhos distintos mas ambos com a ambição de permanecerem no top de vendas, a Citroën teve de se reinventar.

Com uma longa tradição associada ao conforto e uma carteira de clientes mais sénior, a Citroën rejuvenesceu com propostas como o C3 Aircross, ou o C4 Cactus. Objetivo? Tornar-se a marca mais jovem do mercado com propostas diferenciadoras.

E se é de diferenciação que falamos, a Citroën trouxe até Genebra algo que é mais do que apenas um protótipo para assinalar os 100 anos da marca. O concept Citroën Ami One promete uma nova solução de mobilidade urbana.

Ami One: O futuro da mobilidade

Em estreia mundial, o Citroën Ami One pretende ser mais do que uma simples solução de mobilidade. 100% elétrico, ultracompacto e simétrico o Ami One tem a capacidade para duas pessoas e com a particularidade de não exigir carta de condução. Para além disso permite qualquer tipo de aluguer ou aquisição. O conceito “5 minutos ou 5 anos” é gerido através de uma App no smartphone.

Com dimensões realmente reduzidas 2,5 m de comprimento, 1,5 m de largura e 1,5 m de altura o Ami One tem uma velocidade máxima de 45 km/h, pesa apenas 425 kg e conta com uma autonomia de 100 km.

A simetria que a marca conseguiu aplicar ao Ami One, torna não só a montagem muito mais simples, como reduz os custos de produção do veículo e torna-o mais rentável. Bem pensado!

Podíamos até pensar que o Ami One demoraria a ser uma realidade, mas o Escape Livre conseguiu saber que este é um projeto já muito avançado e que não vai tardar a ver a luz do dia.

Edições especiais em centenário

Para celebrar o seu centenário, a Citroën revelou ainda em Genebra e em estreia mundial, a sua edição de colecionador designada “Origins” comum a vários modelos da gama atual como o C1, C3, C3 Aircross, C4 Cactus e Grand C4 SpaceTourer. O trabalho específico de cores e materiais a evocar o passado confere um estilo elegante, discreto e exclusivo, tanto no exterior como no interior.

Na Europa e pelo 5º ano consecutivo, os volumes de vendas da CItroën têm mantido um crescimento ─ + 5% face a 2017 e + 28% em 5 anos. A Marca registou 825 000 unidades vendidas, um nível recorde dos últimos 7 anos.